Sinais de que está na hora de trocar de TV

Curtir uma TV em casa, na paz e tranquilidade é uma das coisas mais agradáveis de se fazer na vida, seja assistindo a filme, novela ou se mantendo atualizado com as notícias no telejornal.

É normal utilizarmos a mesma TV durante muitos anos e, quando algum pequeno defeito acontece, levamos ela até o concerto e está tudo resolvido. No entanto, chega uma hora que não compensa mais investir no equipamento velho. Quando isso acontece, a única saída é comprar televisão.

Mas como saber se essa hora já chegou? 

Para esclarecer essa dúvida, vamos te mostrar os sinais que indicam o momento ideal de substituir a TV velha por uma nova.

Confira!

1- Alterações na imagem

Uma TV que está no fim de sua vida normalmente apresenta erros na formação da imagem ou demora até que ela apareça. Os mais comuns são:

  • Linhas na imagem;
  • Saturação de imagem ruim e tonalidade das cores alteradas;
  • Imagens pixeladas (quando você consegue ver quadradinhos na tela);
  • Tela escura ou com manchas; 
  • Pixels mortos (quadradinhos pretos na imagem). 

Para as TVs de tela plana, esses defeitos indicam que o tempo de vida do equipamento está perto do fim e não vale a pena recorrer a uma assistência técnica para reparar, pois toda a tela precisará ser substituída e o valor do conserto não é muito diferente de uma televisão nova. 

Se o problema não for especificamente na tela, os defeitos de imagem podem estar sendo causados por problemas no processador, o que torna o reparo ainda mais complexo e desvantajoso.

2- Problemas no som

Equipamentos próximos do fim de sua vida útil normalmente apresentam quedas muito perceptíveis na qualidade do som que emitem. Se você já nota ruídos, chiados, volume aumenta ou diminui sem comando, percebeu que as caixas estão rangendo ou tem o áudio abafado, chegou o momento de pensar na compra de um novo equipamento.

Esses defeitos aparecem em aparelhos antigos, pois as caixas de som embutidas se desgastam com o passar do tempo. Quando isso acontece, não vale mais a pena tentar recuperar o equipamento, é melhor deixá-lo de reserva ou colocá-lo em um ambiente onde raramente é utilizado. 

3- A televisão esquenta mais do que o normal

Todo equipamento eletrônico aquece enquanto funciona, é normal. No entanto, quando o aquecimento sai da normalidade pode ser que exista algum curto-circuito nos componentes internos, deixando o equipamento com seus dias contados.

A alta temperatura vai degradando a aparelhagem continuamente, que começa apresentar defeitos na usabilidade dos menus (se for uma smart tv), no tempo de carregamento das imagens, a tela apaga abruptamente e aumento no consumo de energia. Depois disso, o próximo passo é um superaquecimento fatal.

4- Falta de conexão e acesso a serviços

Apesar de toda a tecnologia integrada nas televisões fabricadas nos últimos 10 anos (LED, LCD, Plasma e Smart TV) elas não têm uma durabilidade tão grande quanto as “TVs de tubo”. Não por falta de qualidade dos componentes, mas sim pelo desenvolvimento tecnológico e o lançamento de novas ferramentas, formatos e tipos de conexão.

Os displays mais recentes, mesmo que tenham uma excelente qualidade, foram fabricados com componentes para suportar as tecnologias existentes naquele período. Conforme as ferramentas digitais avançam, elas também se tornam “mais pesadas”. É preciso de um equipamento atual para ter velocidade no uso e acesso aos serviços.

Portanto, se sua televisão apresenta lentidão nos menus, leva tempo demais para carregar conteúdos da web ou de outros dispositivos conectados à TV, apresenta falhas ou falta de conectividade (seja com a internet ou com os outros equipamentos), existe um forte indicativo de que o equipamento não suporta a carga atual dos serviços digitais.

Neste caso, a melhor solução é usar a TV num espaço ou lugar que não exijam conectividade e adquirir um novo equipamento para o ambiente que você costuma assistir mais à televisão.

E então, já descobriu se precisa comprar uma nova TV ou ainda dá para manter a sua por mais algum tempo?

você pode gostar também