O que o NUBANK está fazendo para combater as FRAUDES ON-LINE?

Saiba como a fintech está protegendo seus clientes

O Nubank já é um dos bancos mais importantes do Brasil e com milhões de clientes também no México, Colômbia e Argentina.

Por isso mesmo, a fintech de origem brasileira vem tomando medidas de seguranças para garantir que seus correntistas não sofram com golpes e demais fraudes virtuais.

Saiba que medidas seriam essas no nosso artigo abaixo!

nubank
Fintech tenta conter as fraudes online – Foto: Towfiqu barbhuiya via Unsplash

Novo portal Nubank

O Nubank resolveu lançar nesta semana um novo portal de segurança e, para isso, a fintech comprou vários endereços falsos usados por fraudadores.

Desse modo, eles estão sendo redirecionados para o acesso real de sua página oficial em nubank.com.br.

O lançamento desse portal é parte da campanha “#PareceMasNãoéoNubank” que conta com um didático conteúdo para conscientizar seus clientes sobre as táticas mais comuns usadas entre os golpistas.

Alguns desses domínios comprados, as famosas URLs, estão, por exemplo, nubankbrasil, nubank, nubanks e wwwnubank.

Para comentar esta ação, a diretora de Marketing, Juliana Roschel, explicou sobre a importância desse alerta aos correntistas do banco brasileiro:

Queremos ir além do alerta e da conscientização das pessoas sobre essa prática criminosa e partir para uma ação mais concreta. Por isso, adquirimos domínios na internet que parecem ser do nosso banco, mas não são, e que poderiam ser usados de forma maliciosa, e os redirecionamos para um portal que ficará permanentemente disponível e concentrará informações e dicas de proteção contra fraudes e golpes.

A vice-presidente de Engenharia e gerente-geral de Prevenção de Fraude, Fabiola Marchiori, ainda destacou que as táticas dos fraudadores utilizam justamente a engenharia social para tornar cada vez mais comum a comunicação com as pessoas:

Manter as pessoas bem informadas sobre essa prática é muito importante porque, na maioria das vezes, existe uma participação não intencional das próprias vítimas para que o golpe se concretize.

São tantas fraudes hoje em dia que fica até difícil se proteger de todos, mas é importante ficar atento.

Além desses citados que usam URLs para se passarem por sites e perfis oficiais dos principais bancos, há também o famoso “golpe do pix”.

Nele, os criminosos utilizam um vírus para redirecionar transferências uma conta para outras.

Veja um vídeo abaixo explicando como evitar algumas fraudes:

Sobre o Nubank

Para quem não sabe, o Nubank é uma startup brasileira pioneira em seu segmento de serviços financeiros.

Atua como operadora de cartões de crédito e como uma fintech – uma instituição financeira que opera usando a tecnologia como matéria-prima – que mantém operações no Brasil, México, Colômbia e Argentina.

Sua sede encontra-se em São Paulo e suas operações foram fundadas no dia 06 de maio de 2013 pelo banqueiro colombiano David Vélez, a engenheira brasileira Cristina Junqueira e o engenheiro de software estadunidense Edward Wible.

Juntos, esses três simplesmente criaram o maior banco digital do mundo com mais de 85 milhões de clientes.

De acordo com o Banco Central, em 2023, o Nubank se tornou a quarta maior instituição financeira do Brasil em número de correntistas.

Segundo os números do BC, os maiores bancos do país são a Caixa Econômica Federal (CAIXA) com 150,4 milhões de clientes, o Banco Bradesco, com 104,5 milhões e o Itaú-Unibanco com 99,9 milhões.

Completam a lista o Banco do Brasil (74,6 milhões) e o espanhol Santander (64,4 milhões).

SAM 7452 52863019121
David Vélez é CEO da startup Nubank – Foto: Web Summit Rio via Wikimedia Commons
você pode gostar também