O que é áudio espacial? Explicamos o que é e qual hardware o suporta

[ad_1]

O som surround é o que torna muito mais emocionante assistir a filmes em um cinema. Isso cria uma experiência imersiva e emocionante, e não é de admirar que as pessoas queiram imitá-la em casa.

Mas e se você não tiver vários alto-falantes espalhados pela sala de estar? É aí que entra o áudio espacial. Usando tecnologia e um pouco de matemática avançada, ele permite que um par de fones de ouvido soe como um sistema de vários alto-falantes.

O que é áudio espacial?

Imagem promocional de alto-falante e subwoofer Klipsch

Para entender o que é áudio espacial – também chamado de “surround virtual” entre outros nomes – e como funciona, primeiro você precisa de algumas informações básicas sobre o ouvido e a audição humanos. Ter dois ouvidos permite que nosso cérebro determine a direção e a fonte de um som. Por exemplo, se um som se originar à sua direita, seu ouvido direito o captará primeiro e, pouco tempo depois, seu ouvido esquerdo o detectará.

Além disso, sua cabeça e ombros também mudarão o som e funcionarão como outra fonte de informação sobre ele. Nossos cérebros então inconscientemente juntam tudo isso. Percebemos o resultado final como ocorrendo em uma determinada área no espaço e no tempo.

Estender isso para os alto-falantes é bastante simples. Colocar vários alto-falantes em uma sala permite que os sons se originem de vários locais, percorram uma certa distância e cheguem aos nossos ouvidos.

Um par de fones de ouvido Bose Noise Canceling 700 deitado na mesa.

Zak Khan / Autoridade Android

Mas e se você estiver ouvindo com fones de ouvido? Os fones de ouvido geralmente têm seus drivers posicionados diretamente ao lado ou no ouvido. Então, não há muito que seu cérebro possa fazer, exceto determinar a esquerda e a direita. Você pode adicionar vários drivers a cada lado de um fone de ouvido (chamado “true surround”), mas isso torna os fones de ouvido bastante grandes e pesados. No entanto, existem alguns modelos que fazem isso e podem funcionar com qualquer receptor de home theater padrão para criar efeitos de som surround. Mas essa abordagem tem suas desvantagens. Ou seja, virar a cabeça pode tirar tudo do alinhamento e, assim, quebrar a experiência imersiva.

A solução superior, então, é o surround virtual. Ele usa um par de fones de ouvido mais ou menos padrão e alguns algoritmos, processamento de sinal e matemática avançada.

Sem ficar muito complicado, é basicamente enganar nossos cérebros para pensar que os sons se originam ao nosso redor.

Em seguida, um fone de ouvido ou processador de sinal digital externo recria efetivamente as ondas sonoras que nossos ouvidos e cérebro percebem como se estivessem realmente ocorrendo ao nosso redor e passando por nossos ouvidos e corpo. Combinar isso com o rastreamento da cabeça resulta em uma experiência de som surround que funcionará mesmo enquanto você se move.

Como funciona o áudio espacial?

O fone de ouvido direito do Sony WH-1000XM5 colocado na mesa

Chris Thomas / Autoridade Android

O áudio espacial requer algumas peças diferentes para funcionar. Começando pelo hardware, ele precisa de fones de ouvido e um processador de sinal. Isso pode estar dentro dos próprios fones de ouvido, no dispositivo de reprodução ou em um complemento externo.

Em seguida, o áudio espacial precisa de conteúdo especificamente mixado para ele. Isso significa que muitas gravações retrô e vintage não funcionarão (a menos que sejam remixadas), mas muitas faixas modernas recebem esse tratamento. No momento, o áudio espacial é mais prevalente em filmes do que em música. No entanto, um número crescente de músicas e serviços de streaming o oferecem.

Testamos o Sony WH-1000XM5 em laboratório com equipamentos de última geração

Chris Thomas / Autoridade Android

Uma vez que tudo isso está no lugar, o áudio espacial pode brilhar. Para simplificar algumas ideias muito grandes e complexas, o áudio espacial usa o que acontece com o som na cabeça e nos ombros humanos para determinar como as ondas sonoras chegarão aos seus ouvidos de várias fontes. Isso pode ser feito escaneando seus ouvidos ou usando um modelo físico de uma cabeça humana. Em essência, ele recria o que acontece com os sons como se eles estivessem vindo de várias direções e atingindo seus ouvidos.

Em vez de os sons serem ‘pontos’ no espaço, os sons são interpretados como ‘objetos’ que podem se mover e mudar ao longo do tempo.

Para um analógico do mundo real, considere uma ambulância passando por você. Não só fica mais alto quanto mais se aproxima de você, mas o tom da sirene muda à medida que se aproxima e se afasta. Para que o áudio espacial crie um som surround convincente, esses tipos de mudanças e efeitos devem acontecer para cada objeto de áudio. Se você acha que um par de fones de ouvido não pode fazer isso, tente ouvir um vídeo do YouTube em áudio binaural.

Se isso parece que precisaria de uma grande quantidade de poder de computação e matemática, precisa. Felizmente, os processadores de sinal se tornaram muito mais baratos ao longo dos anos, então é possível fazer todo o processamento de números necessário em um par de fones de ouvido ou em uma caixa externa. É também aqui que as várias tecnologias de áudio espacial realmente começam a se diferenciar em sua abordagem, como Dolby Atmos versus DTS Headphone:X. Todos eles usam a mesma ideia básica, mas suas implementações variam.

Vale a pena usar áudio espacial?

Aplicativo Tidal para Android

Embora a tecnologia por trás do áudio espacial seja bastante complicada e impressionante, isso realmente faz diferença? Em uma palavra: sim. O áudio espacial realmente funciona e pode fazer parecer que você está cercado por uma paisagem sonora totalmente imersiva. Mas a questão de saber se “vale a pena” depende de alguns outros fatores também.

Os fones de ouvido costumam ser muito caros se suportarem áudio espacial, devido ao poder de processamento extra e outro hardware necessário. E enquanto muitos filmes incluem trilhas sonoras de áudio espacial por padrão, esse não é o caso da música. Apenas alguns serviços de streaming, como Tidal, Deezer e Spotify HiFi (sempre que for lançado), oferecem esse recurso para faixas selecionadas.

Além disso, diferentes empresas têm suas implementações proprietárias. Isso inclui Dolby Atmos, Apple Spatial Audio, Windows Sonic e muito mais. Alguns deles podem realmente fazer com que até mesmo o conteúdo não espacial pareça mais imersivo, mas não será exatamente como o verdadeiro conteúdo espacial.

O áudio espacial funciona melhor com conteúdo compatível e fones de ouvido quando você tem tempo para realmente aproveitar a experiência.

Ao decidir mergulhar no áudio espacial, você precisará determinar quais dispositivos e serviços de streaming você possui ou deseja comprar. Você também precisará determinar onde e o que estará ouvindo. Por exemplo, o áudio espacial provavelmente não é uma boa opção para a academia, porque você se concentrará em malhar. Pode ser um pouco perturbador ao se deslocar também. O áudio espacial brilha melhor quando você tem tempo e capacidade de se concentrar no conteúdo.

O áudio espacial definitivamente cria uma paisagem sonora mais imersiva. Se você estiver disposto a gastar o dinheiro e encontrar tempo para rastrear filmes e músicas de áudio espacial, vale a pena.

Quais dispositivos suportam áudio espacial?

Captura do aplicativo Samsung Galaxy Buds Pro

Chase Bernath / Autoridade Android

Muitos dispositivos que suportam áudio espacial são carros-chefe de grandes nomes, como o Sony WH-1000XM5, que suporta o Sony 360 Reality Audio no Tidal, Deezer e Nugs. Essas implementações geralmente não são compatíveis entre si. Se você optar pelo Apple AirPods Max, por exemplo, precisará usar os conteúdos e serviços da Apple, embora o Dolby Atmos também esteja disponível no Apple Music. Enquanto isso, a Samsung também usa Dolby Atmos em seus produtos, incluindo o Samsung Galaxy Buds Pro.

Veja também: Os melhores fones de ouvido sem fio verdadeiros

Certos consoles de videogame e fones de ouvido implementam sua própria versão de áudio espacial. O PlayStation 3D Audio, por exemplo, funciona em qualquer conjunto de fones de ouvido, desde que você tenha um PlayStation 5. Alguns fones de ouvido para jogos, como o HyperX Cloud Flight S, também suportam som surround. Muitos smartphones – incluindo o Samsung Galaxy S22 com suporte a Dolby Atmos – também possuem alguma forma de áudio espacial. Certifique-se de verificar se os tipos de áudio espacial suportados são compatíveis com seus fones de ouvido antes de comprar.

Lembre-se de que, mesmo que seu dispositivo e fone de ouvido suportem o mesmo tipo de áudio espacial, você ainda precisa de conteúdo misturado com ele em mente. Provavelmente é mais fácil ficar com um padrão de áudio espacial e criar sua coleção para isso, em vez de pular de um lado para o outro.

[ad_2]

você pode gostar também