PERIGOSO VAZAMENTO de dados em REDE SOCIAL! Será que VOCÊ será prejudicado?
Hackers têm cada vez mais invadido contas; veja se você foi atingido
O vazamento de dados se tornou algo cada vez mais comum nos tempos recentes. Algumas redes sociais já têm sido condenadas juridicamente a pagar indenizações em valores estratosféricos aos seus usuários.
E alguns brasileiros tem comemorado a chance de conseguirem um dinheirinho na justiça. Se primeiramente foi o Facebook, mais aplicativos agora podem ter de indenizar os seus usuários por alguns ataques hackers.
Desta vez foi o Discord, que recentemente iniciou os contatos com seus usuários a fim de notificar um vazamento realizado em março deste ano. Tal situação ocorreu depois que os invasores conquistaram acesso à conta de um determinado representante do suporte do aplicativo.
Os hackers conseguiram obter acesso à informações sigilosas e de conteúdo exponencialmente sensível.
Porém, não pense que usuários também não foram atingidos por tal invasão. Cerca de 180 pessoas tiveram as suas contas invadidas no aplicativo, para logo depois terem inúmeros dados vazados.
Entre eles estão e-mail, conversas com o representante da empresa e também até mesmo alguns prints compartilhados puderam ser acessados pelos criminosos neste vazamento.
O app se pronunciou e disse que tratou de agir de forma extremamente rápida para limitar e proibir o acesso indevido utilizado pelo criminoso responsável.
O vazamento ainda teve as cópias de um documento inteiro, com endereço, nome e telefone de um usuário americano, o que claramente demonstra a seriedade da situação. De todo modo, não há nenhum registro de brasileiro envolvido nesta inglória situação.
O aplicativo soltou um extenso comunicado sobre a situação que envolveu alguns de seus usuários.
“O Discord tomou conhecimento de um breve incidente que resultou em acesso não-autorizado à fila de tíquetes de suporte de um agente de suporte terceirizado. Devido à natureza do incidente, é possível que seu endereço de e-mail, o conteúdo das mensagens com o suporte e qualquer anexo enviado por você ao Discord possam ter sido expostos a terceiros”, declarou o aplicativo.
No entanto, o mesmo aproveitou para afirmar que tomou todas as medidas cabíveis para combater os invasores.
“Assim que o Discord soube da questão, a conta comprometida foi desativada, com checagens de malware na máquina afetada. Também trabalhamos com nosso parceiro de suporte para melhorar as práticas deles e ajudar a prevenir que incidentes assim aconteçam no futuro”, afirmou o Discord.
Ao mesmo tempo, o aplicativo disse que o risco da invasão era mínimo para os seus clientes, fazendo com que a segurança cibernética de ambos ficasse intacta.
“Enquanto acreditamos que o risco é limitado, é recomendado que você permaneça atento a atividades ou mensagens suspeitas, como tentativas de fraude ou phishing. Se tiver qualquer preocupação ou dúvida, por favor entre em contato com o time de privacidade do Discord”, encerrou o app.
Facebook teve vazamento no Brasil
Vale lembrar que, no Brasil, o Facebook foi punido anteriormente com o pagamento de R$ 5 mil de multa para os usuários brasileiros. Isso foi através de um vazamento público, que atingiu milhões de pessoas nos anos de 2018 e 2019.
Basta comprovar que utilizou o “Face” e o Whatsapp entre o período dos anos citados, e aí sim ajuizar os aplicativos.