ACABOU: YouTube encerra serviço IMPORTANTE: você sabia?
Ferramenta disponibilizada em 2017 é descontinuada; o serviço existia para concorrer com outras redes sociais
O YouTube é um dos pioneiros entre as redes sociais existentes. Um dos primeiros a disponibilizar a divulgação de vídeos na internet, a plataforma trouxe a primeira geração de influenciadores da era digital, hoje em dia detentores da alcunha de celebridades.
Com tanta fama, o YouTube trouxe vários serviços no decorrer dos anos. Contudo, um deles foi encerrado pela marca.
Veja a seguir o que muda na rede social.
YouTube e suas multifuncionalidades
O YouTube é uma das plataformas mais utilizadas e acessadas do mundo digital. Nela, milhões de usuários acompanham e postam vídeos, com histórias e músicas.
A rede social criada em 2005 apresenta os mais variados tipos de conteúdos que se possa imaginar, onde os chamados youtubers falam sobre cinema, política, games, música, brincadeiras, vídeos infantis e uma infinidade de temas.
Fundada por três ex-funcionários do PayPal, uma das primeiras carteiras digitais que surgiram, o YouTube foi comprado pelo Google no ano seguinte de sua criação, em 2006, por US$ 1,65 bilhão.
Com tanta fama, o YouTube oferece muitos serviços aos seus usuários. Além dos vídeos tradicionais, a plataforma disponibiliza que os vloggers tenham seus próprios canais e se inscrevam nos dos outros.
Nas publicações, as pessoas podem curtir e comentar os vídeos e ainda “ativar o sininho” – ao clicar no ícone em questão, o usuário recebe avisos do canal quando há vídeos novos.
Outros serviços do YouTube referem-se à forma de acessá-lo, podendo ser gratuito ou pago (o chamado Premium). Atualmente, com o intuito de concorrer com outras redes sociais, como TikTok e Instagram, a plataforma de vídeos possui os shorts, que são vídeos curtos tal como existem os reels, por exemplo.
Além de tudo isso, a plataforma de vídeos tinha a opção de postagem de stories, onde a pessoa podia postar vídeos que ficam disponíveis por um limite curto de tempo.
Porém, o serviço que existia desde 2017, foi desativado este ano.
Stories dividia opiniões
Embora a função tenha bastante sucesso em outras redes sociais como o Instagram, no YouTube os stories não tiveram boa aceitação.
Com o objetivo de dar mais uma opção de comunicação com o público aos criadores de conteúdo, de forma mais dinâmica e atualizada, os stories poderiam ser utilizados para publicação de bastidores, novidades do canal, entre outras informações do gênero.
Contudo, passados cinco anos de sua criação, o chamado YouTube Stories não teve o sucesso esperado. Um dos motivos para o fracasso se deve ao fato de que somente canais com mais de 10 mil inscritos tinham tal serviço habilitado.
Assim, os usuários raramente usavam o recurso e nem mesmo o próprio YouTube fazia questão de divulgar tal ferramenta.
Além disso, os próprios shorts tiveram mais adesão do público e entregam o mesmo que os stories ofereciam. Outro serviço da plataforma pioneira que complementa o que era prometido é a possibilidade de mensagens expirarem em 24 horas.
Desta forma, com a justificativa de pretender se empenhar em outros recursos e ferramentas, o YouTube Stories foi encerrado em junho deste ano e surpreendeu por ter resistido por tanto tempo.