PASSAGEM CANCELADA? Saiba como se defender do ESCÂNDALO
Transtorno com a 123milhas afeta milhares de passageiros na busca por uma passagem.
Um dos grandes escândalos recentes nas mídias brasileiras trata-se do caso 123milhas. Milhares de consumidores foram lesados e tiveram suas viagens suspensas após a empresa de turismo cancelar a emissão de passagens.
Com isso, diversas pessoas acabaram perdendo o sonho de conhecer a Europa ou outros lugares pelo mundo. Com o fim das passagens promocionais, bilhetes de setembro e dezembro deste ano não poderão ser mais emitidos.
Tudo isso aconteceu após a linha “Promo” ter sido suspensa temporariamente. No entanto, a empresa já pensa em formas de ressarcir o consumidor, que está justamente revoltado com toda esta situação.
E para deixar o grande público ainda mais chateado com toda esta situação, a empresa anunciou a emissão de vouchers acrescidos de correção monetária (150% do CDI).
Ou seja, a pessoa não viaja e ainda tem que pagar mais caro para viajar no futuro. Isso faz com que a cobrança seja acima da inflação e dos juros de mercado, fazendo com que seja considerado até prática abusiva.
Procurada, a 123milhas declarou que tal decisão referente a passagem ocorre por conta da “persistência de circunstâncias adversas do mercado, alheias a vontade da companhia”.
Os clientes também não poderão receber seu ressarcimento em espécie, apenas no voucher cedido pela companhia. E assim adquirir uma nova passagem.
Os órgãos de defesa do consumidor aconselham os consumidores a buscar ajuda do Procon, que prometeu notificar a empresa de milhas aéreas nesta segunda-feira (21).
Também é aconselhável registrar uma reclamação junto aos Procons, caso o usuário se sinta lesado pelo ocorrido com sua passagem.
No entanto, o órgão não recomenda de jeito nenhum a suspensão de pagamentos por parte do cliente. Afinal de contas, se o cliente não paga suas parcelas até o final, qual seria o motivo da empresa pagar até o fim?
Através das palavras de Arthur Rollo, ex-Secretário Nacional do Consumidor, podemos ter um outro panorama do que foi feito pela empresa com relação ao consumidor. Ele afirma que o consumidor não deverá honrar suas parcelas junto à empresa.
“Tem uma teoria do Direito da exceção do contrato não cumprido. O que significa? Se você não cumpre sua parte no contrato, eu não sou obrigado a cumprir a minha”, declarou Rollo.
Muito brasileiro ficou sem sua passagem
Tem sido um número enorme de brasileiros frustrados com essa situação. Muitas famílias estão vendo os seus sonhos ficarem pelo caminho por causa desta atitude da agência de viagens.
Inclusive, poderá ser montada uma CPI para investigar o assunto e buscar proteger todos os passageiros que não terão a oportunidade de viajar para os destinos pretendidos e escolhidos minuciosamente por todos eles. E nela, a pretensão é de que sejam escutados os donos da 123 milhas.
É esperado que esse se torne o próximo tema escolhido entre os deputados, que atualmente se encontram com as CPI’s do Dia 08 de Janeiro e do MST.
E você, teve algum problema com a 123milhas? Esperamos que não tenha tido problema com sua passagem. Mas se teve, procure todos os seus direitos! Lembrando que as opiniões dos profissionais são bastante diversas até o momento, o que faz com que seja uma jurisdição bastante complexa por parte do tema em discussão. Esperamos que tudo se resolva bem!