Temporada da pesca esportiva 2021: o que podemos esperar?
Um dos passatempos do brasileiro é a pescaria. Possuindo uma vasta extensão de lagos, represas, rios e mares no território nacional, as opções de pesca são recheadas e podem atender a todo tipo de gosto. De alguns anos pra cá, a pesca esportiva ganhou visibilidade e adeptos da modalidade, mas ainda sim seu desenvolvimento no Brasil, comparado a outros países, é pequeno.
O que é pesca esportiva
A pesca esportiva é uma modalidade que visa não consumir ou comercializar os peixes, mas sim uma competição entre participantes. Diferente da pesca recreativa, a pesca esportiva possui um conjunto de regras que auxiliam a pesca do peixe e o seu retorno às águas. Os critérios podem variar de peso, preço de mercado, quantidade de peixe que foram pescados e em quanto tempo foi pescado, variando sempre de premiação.
Onde praticar a pesca esportiva
Para iniciantes da pesca esportiva, rios mais calmos e sem muita demanda de pessoas é recomendado, como por exemplo Itacaiú, um povoado que um paraíso para amantes da pesca esportiva. Isso porque o competidor pode assim observar o comportamento dos peixes e adquirir experiências e técnicas de pesca mais eficazes.
Então para um bom iniciante, pegar seu barco de pesca e explorar lugares mais calmos é o recomendado. Mas para aqueles que já possuem certa familiaridade, além de rios, há também a pesca esportiva marítima, essa direcionada para competidores que possuem experiências.
Os melhores rios para a pesca esportiva são:
- Rio Paraguai: Vai de Mato Grosso até Mato Grosso do Sul e a pesca fica autorizada entre os meses de março à outubro.
- Rio Madeira: Um dos mais famosos rios do Brasil, fica localizado no estado do Amazonas e possui uma grande variedade de espécies de peixes
- Rio Araguaia: Considerado um dos rios mais piscosos do Brasil, o Araguaia passa pelos estados de Goiás, Tocantins e Pará e contém uma grande variedade de peixes. As temporadas de pesca acontecem entre os meses de março à outubro
- Rio São Francisco: Localizado na Região Nordeste e Sudeste do Brasil, os melhores meses para a pesca são março e outubro.
Quais são os equipamentos para a prática de pesca esportiva
Um bom pescador profissional tem sempre ótimos equipamentos a sua disposição, isso porque os mesmos podem influenciar na pescaria e suprir eventuais situações que possam vir a ocorrer.
Os equipamentos para prática de pesca esportiva são:
- Vara de pescar
- Carretilhas e molinetes
- Iscas
- Bóias
- Anzóis
- Linhas
- Chumbo
- Barco de pesca
- Caixa Termica
- Garra
- Alicate
Quais são os rios com mais peixes no Brasil
O Brasil possui uma gama grande de rios piscosos, isso facilita muito na hora de procurar o lugar perfeito para praticar e executar a pesca esportiva. Alguns desses rios são: Rio Araguaia (GO, TO, PA); Rio São Francisco (Sudeste e Nordeste do Brasil); Rio Negro (AM); Rio Grande (SP); Rio Paraguai (MT e MS).
Todos esses rios são conhecidos por serem férteis e alguns ainda contém uma grande variedade de espécies, que proporcionam a você desembarcar seu barco de pesca e praticar seu esporte com tranquilidade.
Órgãos fiscalizadores da pesca
Para que a pesca esportiva seja feita de forma correta, é necessário solicitar um Registro de Pescador Amador. Essa licença será emitida pelo SAP (Secretária de Aquicultura e Pesca) e terá validade de um ano dentro do território nacional.
A carteira ainda possibilita que o pescador possa pescar em qualquer lugar do país, menos os que apresentam medidas de proteção em esfera federal, estadual ou municipal. Em alguns casos, o município pode pedir uma licença complementar para a prática da pesca.
Para a pesca embarcada se faz necessário o devido registro do barco de pesca na Marinha. A prevenção de pesca ilegal e/ou de forma indevida é fiscalizada principalmente pelo Ministerio do Meio Ambiente (MMA), Polícia Militar Ambiental (PMA), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o claro, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA).
Caso seja necessário, os órgãos municipais também podem auxiliar no trabalho de prevenção e monitoramento da pesca.
Conclusão
O Brasil é um país muito rico se tratando de biodiversidade, a grande maioria dos rios do nosso território contém condições propícias para a prática da pesca esportiva.
Mesmo que não se trate de uma modalidade muito praticada e conhecida, os adeptos a essa paixão estão crescendo exponencialmente e indicando um cenário onde esse esporte possa cair nas graças do povo brasileiro daqui a alguns anos.
Escrito por: Letícia Veríssimo