TENSÃO NO AR: herdeiras em PÉ DE GUERRA nos bastidores da TV
As filhas de um dos mais proeminentes comunicadores do país assumiram o controle da nova estratégia do SBT, porém, há indícios de que nem tudo está correndo conforme o esperado.
Dá pra notar que está havendo um claro desconforto entre as filhas do apresentador Silvio Santos, dono da terceira maior emissora do país. A confirmação desse clima ruim ocorreu quando Silvia Abravanel, segunda filha do comunicador, deixou de seguir suas outras cinco irmãs no Instagram: Cintia, Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata. Estaria isso relacionado a alguma tensão relacionado à herança da emissora de TV?
Tensão entre as herdeiras
A tensão entre as filhas de Silvio Santos aumentou consideravelmente devido ao afastamento de Silvia Abravanel do comando da atração infantil Bom Dia & Cia. Sua irmã, Daniela Beyruti, atual vice-presidente da emissora, tomou a decisão de retornar o programa à grade do SBT sem a presença de Silvia, optando por exibir apenas desenhos devido à baixa audiência no horário.
Esse acontecimento, segundo a revista Veja, teria sido o estopim para o descontentamento da comunicadora com suas irmãs, levando-a a deixar de segui-las nas redes sociais.
Atualmente, Silvia ainda está à frente do Sábado Animado, outro programa voltado para o público infantil, porém, internamente, já se especula que se a audiência não melhorar, esse programa também poderá sofrer cortes.
Com Silvio Santos afastado do SBT, as decisões sobre a programação estão sendo tomadas pelas irmãs, uma vez que o patriarca já não participa mais ativamente das mudanças na emissora.
Volta de programa clássico
Após deixar escapar os direitos pelo formato e título, o SBT decidiu investir novamente e adquiriu a titularidade do formato “Qual É a Música?”, que retornará à programação em agosto. Na última quarta-feira (26), foram realizados os primeiros testes de cenário e iluminação, utilizando o nome do programa que se tornou um marco na história da emissora, incluindo os quadros clássicos que compõem a competição musical.
O título do programa é de propriedade do SBT, mas houve um descuido que permitiu que o formato estivesse sob domínio da Record por alguns anos. Em 2013, foi comandado por Gugu Liberato no Programa do Gugu, sob o nome de “Desafio Musical”, mas a passagem durou menos de seis meses.
A última exibição da versão original de “Qual É a Música?” pelo SBT ocorreu em maio de 2008. Nessa época, Silvio Santos unificou diversos quadros de seu programa e alterou o nome da competição musical para “Não Erre a Letra”, trazendo mudanças significativas ao formato original.
Em 2021, durante o especial de 60 anos do Programa Silvio Santos, o SBT convocou artistas que se destacaram na competição no passado para uma edição especial, que foi um dos pontos altos da celebração. Devido à boa repercussão e ao apelo à memória afetiva do público, a direção decidiu resgatar o formato por completo.
Depois de perder os direitos do formato do programa Qual É a Música? para a Record, em 2013, o Programa Silvio Santos apresentou uma brincadeira semelhante sob o título Disputa Musical. Embora os elementos fossem muito parecidos com o tradicional Qual É a Música?, eles tiveram que modificar os quadros, por conta do SBT não ser mais dona do formato.
Contudo, agora o programa Qual É a Música? voltou a ser completamente propriedade do SBT. E os primeiros testes de cenário já foram realizados. A emissora confirmou o retorno do quadro e, a princípio, planeja fazer apenas uma edição especial em comemoração aos 42 anos do Programa Silvio Santos no SBT, que será celebrado na segunda quinzena de agosto.
Se a edição especial obtiver sucesso e tiver boa repercussão, existe a possibilidade de o jogo retornar com frequência na programação, possivelmente como um quadro no dominical liderado por Patrícia Abravanel.
O programa Qual É a Música? teve a sua estreia na Globo, no ano de 1976. Nessa época o Silvio Santos ainda trabalhava para a emissora, antes de fundar a sua própria. Foi apenas quando o programa foi exibido no SBT que teve seu auge. O programa foi responsável por consolidar a presença ininterrupta semanal de diversas personalidades famosas, sendo os principais campeões os cantores Ronnie Von (25 vitórias consecutivas), Silvio Brito (24 vitórias consecutivas), Gretchen (22 vitórias consecutivas) e Nahim (20 vitórias consecutivas).