ESTRELAS DE NOVELA convocados para uma CPI? Entenda esta TRETA!
Uma comissão está conduzindo uma investigação sobre esquemas de pirâmide que envolvem operações fraudulentas. Famosos podem estar envolvidos.
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pirâmides dos Criptoativos convocou três personalidades brasileiras de destaque. Os deputados Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Gutemberg Reis (MDB-RJ) apresentaram os pedidos de convocação para que essas pessoas prestem depoimento perante a CPI. As acusações são graves e podem repercutir em suas carreiras.
Esquema de pirâmide
A CPI das Pirâmides dos Criptoativos convocou três personalidades conhecidas do Brasil: o ator Cauã Reymond, a atriz e humorista Tatá Werneck e o ex-jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho. Os deputados Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Gutemberg Reis (MDB-RJ) apresentaram os pedidos de convocação para que eles prestem depoimento perante a comissão.
A investigação em curso visa desvendar esquemas de pirâmide que utilizam operações fraudulentas, atraindo clientes com promessas de ganhos significativos. Tatá Werneck e Cauã Reymond deverão depor como investigados, por terem divulgado a empresa Atlas Quantum, que utilizava um suposto “robô milagroso” para atrair investidores. Cerca de 200 mil pessoas em todo o país foram prejudicadas por esse esquema.
Quanto a Ronaldinho, ele será chamado para prestar esclarecimentos à comissão a respeito de suspeitas de envolvimento em fraudes relacionadas a investimentos em criptomoedas, em relação à empresa 18K Ronaldinho. O ex-jogador será ouvido como testemunha nesse processo.
Outras convocações
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues Gomes, e o CEO da exchange turca Bitci, Onur Altan Tan, foram convocados para depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Criptomoedas. Eles deverão prestar esclarecimentos sobre o Brazil National Football Team Fan Token (BFT), um token de utilidade que permite aos torcedores da seleção brasileira de futebol ter acesso a benefícios exclusivos, como votação em enquetes, descontos em produtos e serviços e participação em eventos.
Os fan tokens são como programas de sócio-torcedor, mas são baseados em blockchain, o que significa que são seguros e transparentes. Eles também não exigem pagamento de mensalidades e podem ser negociados livremente no mercado.
A CPI das Criptomoedas está investigando a possibilidade de fraudes envolvendo o mercado de criptomoedas. A convocação do presidente da CBF e do CEO da Bitci faz parte dessa investigação.
O que são os esquemas de pirâmide de criptoativos?
As pirâmides de criptoativos são esquemas fraudulentos que prometem retornos financeiros elevados e rápidos por investimentos em criptomoedas ou ativos digitais. Esses esquemas costumam atrair investidores com a promessa de ganhos exorbitantes e lucros garantidos, mas, na realidade, são estruturas insustentáveis, que acabam prejudicando a grande maioria dos participantes.
O funcionamento de uma pirâmide de criptoativos geralmente envolve a criação de uma empresa ou plataforma que oferece a oportunidade de investir em criptomoedas. Os investidores são incentivados a aplicar dinheiro na empresa e, em troca, recebem comissões ou retornos sobre o investimento, geralmente atraindo mais pessoas para o esquema. Os lucros prometidos são pagos com o dinheiro de novos investidores, criando uma falsa impressão de sucesso e rentabilidade.
O problema é que esse modelo é insustentável, pois depende do constante ingresso de novos investidores para pagar os retornos prometidos aos antigos. Quando a entrada de novos recursos diminui, o esquema entra em colapso e a maioria dos participantes perde todo o seu investimento.
Essas pirâmides podem utilizar terminologias técnicas e promessas atraentes para tentar legitimar suas operações, mas, na realidade, são apenas esquemas fraudulentos que visam enganar as pessoas e roubar seu dinheiro.
É importante ressaltar que investimentos legítimos em criptomoedas ou ativos digitais podem ser uma opção válida para algumas pessoas, mas é fundamental pesquisar e entender os riscos envolvidos. Sempre desconfie de promessas de lucros garantidos e esteja atento a qualquer esquema que pareça ser “muito bom para ser verdade”. Antes de investir em qualquer criptoativo ou programa de investimento, procure informações de fontes confiáveis e, se necessário, consulte um profissional financeiro qualificado.