Governo quer NEGOCIAR com Sílvio Santos: o que vai sair disso?
Governo pretende negociar com Sílvio Santos e entrar num acordo. Será que dará certo?
Governo conversará com Sílvio Santos visando a promoção da cultura, mas está se preparando porque talvez não seja fácil.
Na verdade, o dono do SBT ainda não foi contactado, porém, ao saber do que se trata, pode ser que mude de ideia.
Será que vai dar certo? Continue a leitura e entenda em detalhes!
Governo quer negociar com Sílvio Santos: entenda!
Margareth Menezes, ministra da Cultura, compareceu a um evento no Teatro Oficina, na última terça-feira (08/08), criado por Zé Celso Martinez Corrêa e outros estudantes de Direito.
Durante o encontro, além de lembrar a importância de Zé Celso no mundo da dramaturgia, morto no mês passado em decorrência de um incêndio em seu apartamento, ela aproveitou para defender a criação do Parque do Rio Bixiga.
No entanto, há um impasse, pois onde seria o Parque, que é ao lado do teatro, é uma área que pertence ao Grupo Empresarial Sílvio Santos Participações SC Ltda.
O sonho de Zé Celso era a construção de um espaço verde ao lado do teatro, e por mais de quatro décadas travou uma batalha com o dono do SBT, tendo em vista que Sílvio pretende levantar um empreendimento imobiliário no local.
Vale ressaltar que, em 2016, o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico indeferiu o pedido da construção, e hoje, o terreno é utilizado como estacionamento, e eventualmente para atividades do teatro.
Em uma entrevista, Margareth Menezes destacou a importância do “Oficina”, não somente porque foi um legado deixado por Zé Celso, mas a sua relevância para a cultura do país.
Ela ainda disse que, se o projeto der certo, isso irá proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos, além de promover a sustentabilidade, especialmente para a cidade de São Paulo.
Até o momento, Sílvio Santos não foi contactado, pois antes de conversar com ele, é importante fundamentar todos os argumentos, o que poderia facilitar as tratativas.
No entanto, o vereador Celso Giannazi (Psol) já protocolou um projeto de lei com o intuito de dar o nome de Zé Celso ao parque, o qual seria destinado a diversas atividades, como cultura, educação ambiental, práticas comunitárias, entre outras.
Vale destacar que, nesse encontro, estiveram presentes, além da ministra da Cultura e o viúvo de Zé Celso, o ator Marcelo Drummond, diversos políticos e artistas.
Conheça mais sobre o teatro Oficina
Tudo começou em 1958, quando estudantes da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco criaram o grupo Oficina, com o propósito de fomentar a cultura, e juntamente com Zé Celso, fundaram o teatro.
O sucesso foi tão grande que, em 1961, adquiriram a sede própria, no Bixiga, onde antes funcionava o Teatro Novos Comediantes.
Pelo Oficina já passaram artistas de renome, como Dina Sfat, Fernanda Montenegro, Tarcísio Meira, Marieta Severo, e em 2010, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) decidiu tombar o Teatro Oficina.
O grande diferencial é que o palco fica no meio e nas laterais, duas arquibancadas para o público, trazendo uma maior interação e permitindo a visão de todos os ângulos.