Essas 5 MULHERES BRASILEIRAS viraram BARBIE: saiba quem são

Você sabia que 5 mulheres brasileiras viraram Barbie? Personalidades foram homenageadas e receberam a sua versão em boneca!

5 mulheres brasileiras serviram de inspiração para a criação da boneca Barbie, especialmente em razão dos seus papéis relevantes em suas respectivas áreas.

Com o sucesso de bilheteria do filme, só agora que muitas pessoas souberam quais mulheres viraram Barbie.

Continue aqui para descobrir a história de cada uma delas!

tudo sobre barbie
Créditos: Mattel/Divulgação

Quem são as 5 mulheres brasileiras que viraram Barbie?

A Barbie é uma das bonecas mais conhecidas mundialmente, e fez parte da história de muitas crianças, hoje adultas, o que ficou evidenciado com o sucesso de bilheteria do filme.

Por isso, a fabricante Mattel decidiu homenagear personalidades, criando versões totalmente personalizadas, e entre essas personalidades, se destacam 5 mulheres brasileiras.

Confira, por ordem cronológica, cada uma delas:

Ana Paula Padrão

A primeira que ganhou uma versão exclusiva foi a jornalista Ana Paula Padrão, em 2010. Na época, ela trabalhava como âncora do jornal na rede Record, apesar de ter se tornado mais conhecida ao conduzir o Jornal da Globo, de 2000 a 2005.

A caracterização foi perfeita, cabendo a criação ao artista plástico Marckie Benchanyé. A boneca foi leioloada e o valor arrecadado foi direcionado para ONG Make-A-Wish-Brasil.

Maya Gabeira

A surfista de ondas grandes, Maya Gabeira também recebeu a homenagem, cuja boneca foi incluída na categoria “Profissões”, isso no ano de 2019.

A boneca foi pensada em retratar fielmente a esportista, segurando uma prancha rosa e vestindo a roupa típica dos surfistas.

Maya foi selecionada em razão da sua importância no esporte, inclusive, no mesmo ano ela acabava de integrar o Guiness Book, devido à maior onda surfada por uma mulher.

Jaqueline Góes

Em 2021,foi a vez de Jaqueline Góes, biomédica e cientista, devido ser uma das pioneiras no sequenciamento genético do coronavírus na América Latina, logo depois da confirmação do primeiro caso no Brasil.

A Barbie era bastante semelhante à Jaqueline, com cabelos crespos e caracterizada exatamente com a roupa que trabalhava, isto é, jaleco, camisa branca, calça jeans e sapato.

Vale ressaltar que a biomédica também fez parte da equipe responsável pelo sequenciamento do vírus da zika.

Doani Emanuela Bertain

Para dar ênfase ao empoderamento das mulheres, a fabricante da boneca fez uma seleção de 12 profissionais, escolhendo a professora Doani Emanuela Bertain, uma vez que seu trabalho é focado na inclusão.

É importante mencionar que Doani possui um canal no YouTube, voltado para ensinar crianças que apresentam déficit de atenção e surdas, sendo eleita pelo prêmio Global Teacher Prize como uma das dez professoras mais relevantes.

Em busca da Barbie se tornar a mais parecida com a professora, a boneca vem com uma roupa preta e um laço verde na cabeça, exatamente como ela se veste.

Iza

Por fim, a quinta mulher brasileira que virou Barbie foi a cantora Iza, em 2022. Seu lançamento foi associado ao Dia da Consciência Negra.

Da mesma forma que a cantora, o estilo da boneca é bem diferenciado, com coquinhos no cabelo, um blazer branco com destaques em preto e botas em tons contrastantes.

Uma vez que a Mattel queria valorizar o empoderamento feminino, nada melhor do que Iza para representar, já que é defensora ferrenha.

Portanto, essas são as 5 mulheres que viraram Barbie, cada uma com a sua história, mas todas com papel relevante na questão da força feminina na sociedade.

você pode gostar também