Governo afirma que quer que o Brasil seja um PAÍS VERDE: o que é isso?
País estuda formas de seguir o caminho do desenvolvimento sustentável em seu Governo, mas como?
Todos sabemos que o Brasil deseja respeitar o seu meio ambiente. Ao menos este é o que diz o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que deu declarações institucionais a respeito dos próximos passos que serão dados pelo seu mandato com relação à sustentabilidade e a economia verde.
Pensando nisso, o mesmo falou que o Brasil deverá realizar diversos investimentos na área em questão no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), recentemente divulgado por seu Governo na Cinelândia, no Rio de Janeiro, em um evento com toda a pompa.
“Nós estamos investindo muito na perspectiva de construir nesse país aqui o chamado país verde. Pela primeira vez, a questão da transição ecológica foi tratada como questão de investimento, como questão de possibilidade de crescimento do país, como uma coisa capaz de trazer recursos do exterior para fazer investimento no Brasil. Não foi um discurso de quem vê a transição ecológica, a transição climática, a transição energética, como gasto”, declarou Lula em evento do Governo.
O comandante do Brasil acredita que o meio-ambiente é peça importantíssima no desenvolvimento sustentável nacional, com o longo prazo sendo fundamental para o futuro do país, que tem melhorado gradativamente os índices de combate ao desmatamento em seu Governo, por exemplo.
“O Haddad mostrou para nós que é possível. Através de uma transição ecológica forte, de uma transição energética e climática muito forte, a gente pode trazer dinheiro de fora para investimento aqui no Brasil e essa é a vontade de muita gente. Tanto na Celac e nos países europeus quanto países como a Arábia Saudita, Emirados Árabes, que querem fazer a mesma coisa”, disse Luis Inácio.
O tema sustentabilidade tem conquistado cada vez mais espaço, já que o Brasil é referência mundial e detém um dos grandes ‘tesouros’ da humanidade, que é a Floresta Amazônica, fundamental na geração e distribuição de oxigênio para todo o mundo.
Por isso o interesse estatal e de todos os estrangeiros em fazer com que o Brasil se torne referência no quesito, utilizando tecnologia sustentável e fazendo com que sejam realizados cada vez mais investimentos na área ambiental e tecnologia, plantando assim o conceito de “economia verde”, usando e abusando de biocombustível, energia elétrica, eólica e muito mais.
Governo deseja investimentos
O presidente citou que mais de R$ 500 bilhões serão investidos na área de transição energética. Tudo para que o Brasil ocupe novamente a posição de protagonista com relação a qualidade da energia que produz, além do melhor trato possível com seu meio ambiente.
Portanto, quando o presidente Lula fala em país verde, é por conta da introdução tecnológica voltada para a sustentabilidade, o que faz com que o futuro do Brasil possa contar com diversas obras no próximo triênio, de modo que o presidente possa entregar um bom Governo e um bom país para as eleições de 2026.