Benefício do INSS pode ser CORTADO e deixa beneficiários de CABELO EM PÉ!

É importante ficar de olho na nova resolução do INSS

Ultimamente temos visto cada vez mais denúncias de órgãos federais cortando o benefício de algumas pessoas. Tudo por conta de possíveis fraudes utilizadas nos benefícios federais.

Pensando nisso, o Governo tem apertado o cerco contra a utilização de dados cruzados, o que tem sido bastante comum, vide que muitas pessoas utilizam de meios indevidos para conquistar vantagens.

De acordo com novas informações, o INSS vai tomar uma atitude radical para evitar possíveis benefícios irregulares.

Presidente INSS
Brasília (DF), 16/08/2023, O Presidente do INSS, Alessandro Stefanutto , durante entrevista ao programa Brasil em dia, nos estúdios da EBC. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Anteriormente, um benefício não poderia ser interrompido se superasse os 10 anos de concessão. No entanto, a história mudou.

Aposentadorias por invalidez, incapacidade permanente, auxílio-doença por incapacidade temporária e também o BPC (Benefício de Prestação Continuada) poderão ser retirados do beneficiário de forma imediata caso seja assumida uma irregularidade.

O BPC, inclusive, é destinado principalmente para aqueles que não conseguiram atingir o tempo de contribuição para a aposentadoria por idade (20 anos para homens e 15 anos para mulheres).

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) soltou uma nota, afirmando que aqueles que verificarem sua documentação e estiverem ok com ela, não correm risco de serem eliminados do benefício.

Esta resolução, a de número 28, entrou em vigor no dia 1º de agosto e tem gerado muitas dúvidas e debates entre os previdenciários.

Esta jurisprudência já é aplicada em outros processos e poderá ser utilizada quando o beneficiário tiver de se valer da perícia para comprovar sua incapacidade.

Todos os benefícios serão revisados, de modo que caso ocorra uma irregularidade, todos os pagamentos realizados serão cortados de modo imediato.

As aposentadorias e pensões também serão revisadas pelo INSS, podendo ser cortadas a qualquer momento se for comprovada alguma irregularidade.

Portanto, é importantíssimo o segurado ficar atento para que não se perca o direito de ver o suado dinheirinho escorrer pelo ralo.

De todo modo, pessoas tem sido constantemente cortadas da lista de beneficiários de acordo com o Governo Federal. Isso também tem acontecido no Bolsa Família, em que pessoas que utilizam dados indevidos para obter o benefício acabam tendo o mesmo cortado.

Recentemente, houve um corte de mais de 1,5 milhões de beneficiários, com cerca de 400 mil sendo de uma única pessoa recebendo o auxílio.

Quem falou sobre os cortes neste programa foi o ministro Welligton Dias, do Desenvolvimento Social.

“Infelizmente a quantidade [de fraudes] foi muito maior do que a gente pode alcançar até agora. Se a gente olhar de maio de 2022 até o começo de outubro, vamos encontrar cerca de 5,5 milhões de [cadastros] unipessoais. Então alguma coisa estranha ali estava acontecendo“, declarou Dias.

No entanto, tanto o INSS, quanto o Desenvolvimento Social, permanecerão atentos ao cadastro de novos usuários.

INSS promete concurso

Pensando nisso, é possível a chegada de um novo concurso público para realizar o cadastramento de novas pessoas e famílias.

O INSS, por exemplo, prevê a contratação de 7 mil novos concursados após a próxima prova do Instituto.

 Como podemos ver, é importantíssimo ficar de olho nas novas oportunidades que serão anunciadas para trabalhar no órgão da seguridade social. Um sonho, não é mesmo?

você pode gostar também