O que aconteceu com esta GRANDE EMPRESA? FALÊNCIA deixou clientes EM CHOQUE

Esta e diversas outras marcas tradicionais acabaram deixando de existir nos últimos anos.

Não só uma empresa, mas muitas delas deixam saudades até hoje, tudo por terem feito parte de uma forma significativa em nosso passado.

Isso vale para marcas de diversos setores e dos mais variados ramos, que contavam com milhares de funcionários em sua folha.

image 116
Empresa alimentífica acabou indo a falênciaReprodução / Free Pik

Isso também ocorreu no âmbito alimentício, que viu uma de suas gigantes desaparecer ao decretar falência. Trata-se do Frigorífico Chapecó, que foi fundado em 1952 e declarou falência já neste século, em 2005.

Responsável por exportar carne para mais de 50 países, o mesmo contava com aproximadamente 8 polos industriais.

O sucesso da marca foi tão grande, que o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), no longínquo ano de 1997, decidiu tomar o controle da companhia frigorífica.

No entanto, foi ali que os reais problemas começaram, vide que em 2003, o Tribunal de Contas da União (TCU) descobriu que o banco federal havia fornecido R$ 200 milhões para o Frigorífico Chapecó.

No entanto, uma crise econômica atingiu a Argentina em cheio (permanecendo até hoje e tendo até se agravado, inclusive). E as indústrias de Santa Catarina, que são próximas ao país vizinho, acabaram sentindo na carne (literalmente) os problemas financeiros.

De acordo a Folha, após mergulhar em aproximadamente R$ 1 bilhão em dívidas, a empresa acabou tendo a sua falência decretada, demitindo assim seus pouco mais de 8 mil funcionários.

Não foi só essa empresa, outras famosas acabaram falindo

Porém, não foi apenas o Frigorífico Chapecó que acabou encontrando o caminho da falência. Diversas outras empresas acabaram vendo as finanças cobrarem um preço muito alto e acabaram sucumbindo com o passar dos anos.

Algumas delas bastante para os brasileiros, inclusive. Vamos conferir algumas outras marcas que deixaram lembranças na mente do nosso povo:

Kolynos

Esta empresa existiu até ser comprada pela Colgate, em 1997. Por uma determinação governamental, que visava reduzir a existência de monopólios, parou de circular por um certo período. No entanto, mesmo após o fim este prazo, acabou sendo extinta.

TV Manchete

Esta marcou a infância e a juventude de muitos. Através de suas novelas, como Xica da Silva e Pantanal, acabou fazendo história no cenário televisivo brasileiro.

Também contava com uma grande cobertura carnavalesca, a qual muitos saudosistas sentem falta até os dias atuais.

Também passava inúmeros desenhos, como Sailor Moon e os Cavaleiros do Zodíaco. A empresa acabou e cedeu seu lugar para a Rede TV!.

Banco Nacional

Aqueles que torciam fervorosamente por Ayrton Senna devem lembrar de quando o gênio do automobilismo utilizava o bonezinho do Banco Nacional em todas as suas corridas.

A instituição financeira faliu em 1995, após sofrer uma intervenção do Banco Central, e teve seus ativos incorporados pelo Unibanco.

Mesbla

Esta loja foi uma das mais famosas do Brasil. Contava com aproximadamente 180 lojas por todo o país, mas acabou indo à falência em 1996, perdendo todo o seu valor de mercado.

Depois, lançada como E-Commerce, acabou não dando certo.

VASP

Uma das maiores companhias aéreas de todo território nacional, a mesma acabou em 2005. Tudo por conta de suas dívidas enormes, tanto nas esferas trabalhistas, como na fiscal.

você pode gostar também