NÃO COLOQUE MAIS SEU CELULAR EM RISCO: saiba o que NÃO fazer
Crescem os riscos de utilizar o aparelho em locais públicos
Todos nós temos o hábito terrível de utilizar o celular carregando. No entanto, isso pode causar inúmeros problemas para nós mesmos, principalmente em questão de saúde e segurança pessoal.
Tem sido cada vez maior o número de acidentes ocorridos por conta do uso enquanto estão sendo carregados.
A nossa vontade de falar com as pessoas e obter o entretenimento gerado pelas redes sociais é sempre muito grande.
Deste modo, o FBI, que a agência federal investigativa dos Estados Unidos, soltou uma importante dica para todos os viajantes.
De acordo com o órgão federal americano, o ideal é não carregar o celular em hotéis, shoppings e aeroportos.
Segundo o mesmo, não é algo seguro, já que pessoas extremamente mal-intencionadas colocam malwares e também alguns programas de monitoramento e espionagem nos dispositivos carregados em locais públicos.
O FBI indica que caso a pessoa precise carregar o seu aparelho, a faça com seu próprio cabo e carregador, ignorando assim a porta USB pública.
Tal invasão tem até um nome: Juice Jacking. Alertado pela Comissão Federal de Comunicação dos EUA (FCC), também foi dado a dica da pessoa comprar o seu próprio cabo USB, de modo que evite assim a transmissão de dados para o seu próprio aparelho.
Um dos motivos de alerta é quando o usuário ver na telinha do seu celular algumas mensagens pedindo para compartilhar dados ou então somente carregar ao utilizar tais portas USB.
Portanto, é fundamental escolher a opção de recarga, evitando assim malwares em seu aparelho telefônico.
Se a pessoa optar por compartilhar dados, é possível que ela tenha o seu celular invadido por hackers e invasores num geral.
Dessa forma ela é exposta a fraudes e até mesmo roubo de propriedade intelectual, sendo sempre alvo dos criminosos por aí.
Outra medida altamente protetiva é utilizar os próprios hotspots de celular, isso visando a maior segurança dos seus dados e do aparelho, no máximo utilizando o wi-fi do hotel em que estiverem hospedados.
Também é possível adotar algumas outras boas atitudes, como instalar uma rede privada virtual (VPN), ficando protegido contra todos os possíveis invasores.
E mesmo ao chegar em sua casa, é recomendado trocar constantemente todas as suas senhas, de modo que assim tais invasões não sigam ocorrendo.
Perigos de utilizar o celular carregando
Sempre vemos diversos vídeos de celulares explodindo por serem utilizados enquanto estão carregados.
Tudo por conta dos choques com correntes elétricas, causados por diversos problemas com relação a tecnologia.
Muitos deles se devem as péssimas condições dos carregadores, principalmente os piratas. Se ele estiver com problemas em sua fiação, ou seja, partido, também deve ter o seu uso evitado ao extremo.
Se ocorrer um curto-circuito, seja no telefone ou na própria tomada, ele não deverá ser utilizado de nenhuma forma.
Seguindo essas dicas dadas pelo FBI, com certeza você não irá passar por nenhum constrangimento ilegal com uma possível invasão do seu aparelho, assim como também poderá utilizá-lo de forma segura e tranquila.
Portanto, a dica principal, é: não utilize o seu celular carregando, assim como em locais públicos!