A classificação de INTER e CORINTHIANS deixa os RIVAIS alegres
Inter vai às semifinais da Libertadores. Equipes do Brasil estão em busca de classificações para as semifinais de competições sul-americanas.
Durante a noite desta terça-feira, o Estudiantes recebeu o Corinthians no jogo decisivo das quartas de final da Copa Sul-Americana. Disputada no Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata, Argentina, a partida resultou na eliminação dos anfitriões diante dos visitantes. No exato primeiro minuto, ocorreu um revés para a equipe brasileira. Apenas 50 segundos transcorridos, Mauro Méndez abriu o placar, nivelando o agregado com um gol que desviou em Lucas Veríssimo antes de entrar. Apesar de várias tentativas dos anfitriões, a defesa de Cássio manteve-se firme e não permitiu mais gols. Em contraste, o Timão demonstrou um desempenho apático, claramente impactado pelo gol início.
Na segunda metade do jogo, o Estudiantes pressionou incansavelmente o Corinthians. Embora diversos chutes tenham sido direcionados ao gol, nenhum conseguiu ultrapassar a linha, com muitos acertando a trave ou sendo defendidos pelo goleiro do Corinthians. Como resultado, a partida avançou para a disputa de pênaltis, onde os visitantes saíram vitoriosos. Os anfitriões desperdiçaram três cobranças, possibilitando que o Corinthians avançasse para as semifinais da Copa Sul-Americana.
Sobre as partidas
O tricampeonato está a um passo de distância. Com mais uma vitória nesta terça-feira, agora no Estádio Beira-Rio, o Internacional garantiu sua vaga nas semifinais da Copa Libertadores de 2023. O desempenho da equipe foi minuciosamente acompanhado pelo PLACAR FI, que também monitorou várias outras competições ao longo do dia. Outra equipe brasileira que teve sucesso durante a noite foi o Corinthians, que eliminou o Estudiantes-ARG nas cobranças de pênaltis e agora está entre os semifinalistas da Copa Sul-Americana.
O confronto entre Internacional e Bolívar, válido pelas quartas de final da Conmebol, foi interrompido devido a um incidente fora do Estádio Beira-Rio. Os jogadores sentiram os efeitos do gás de pimenta que foi usado nas proximidades do estádio e invadiu o campo, levando a equipe a pedir à arbitragem a suspensão temporária da partida.
Aos 41 minutos, o goleiro Lampe se aproximou do árbitro Esteban Ostojich e solicitou que a partida não fosse reiniciada após uma falta. Nesse momento, outros jogadores próximos à área do Bolívar também sentiram os efeitos do gás.
Os jogadores deixaram o campo do Beira-Rio, muitos deles com as camisas cobrindo o rosto ou o nariz e a boca. Eles se dirigiram às áreas de reserva e aguardaram até que os efeitos do gás se dissipassem. O jogo recomeçou aos 48 minutos do primeiro tempo.
Após a partida, o Internacional esclareceu que houve uma confusão fora do perímetro do Beira-Rio, em um bar, envolvendo um confronto entre a polícia e torcedores que bloqueavam uma via. O spray de pimenta utilizado acabou sendo carregado pelo vento para o interior do estádio colorado.
Grande rivalidade
O Internacional enfrenta o Corinthians neste sábado (5), no Beira-Rio, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo marca o reencontro de Yuri Alberto com o clube gaúcho, que o vendeu ao Zenit, da Rússia, por 25 milhões de euros, em 2022.
O atacante chegou a negociar com o Inter para retornar ao Brasil em junho do ano passado, mas o Corinthians “cruzou os braços” e levou a melhor nas negociações. O clube paulista provocou o Colorado no anúncio da contratação de Yuri Alberto, lembrando a polêmica do DVD, de 2009.
A provocação rendeu até um desabafo do atacante Taison, que deixou o Inter em janeiro deste ano. O jogador criticou o presidente Alessandro Barcellos por não ter sido mais agressivo nas negociações com Yuri Alberto.
Yuri Alberto esteve em campo pelo Internacional em 85 partidas, com 31 gols marcados. Sua principal chance de ser campeão pelo Colorado foi frustrada pelo Corinthians, no empate em 0 a 0 pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2020.
Corinthians e Internacional vivem uma rivalidade intensa desde a disputa pelo título brasileiro de 2005, que foi anulado por conta do esquema de manipulação de resultados conhecido como Máfia do Apito. O Timão acabou se dando melhor na remarcação e conquistou o título.
Os embates entre os clubes ganharam contornos ainda mais apimentados com jogos decisivos nas campanhas que levaram ambos à Série B, em anos diferentes, além da final da Copa do Brasil de 2009, vencida pelo Corinthians.
Neste sábado, o Inter precisa vencer para quebrar o jejum de seis jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro. O Corinthians, por sua vez, busca se manter entre os primeiros colocados.