Quase DOIS BILHÕES DE REAIS de volta ao bolso dos brasileiros: entenda o MOTIVO
Milhares de brasileiros estão comemorando com a notícia que acabaram de receber. São praticamente dois bilhões de reais de volta!
Assim que souberam da notícia sobre a possibilidade de receber um dinheiro extra, centenas de pessoas já começaram a fazer planos e comemorar.
É a mais pura verdade: hoje, quase dois bilhões de reais estão de volta ao bolso dos brasileiros. Mas como assim?
Continue a leitura e entenda!
Dinheiro de volta ao bolso dos brasileiros? Entenda o motivo
A notícia que mais de 1 milhão de brasileiros tanto aguardava foi anunciada nesta sexta-feira (29): a Receita Federal liberou o 5º e último lote da restituição do Imposto de Renda, totalizando quase dois bilhões de reais.
Na verdade, desde o dia 22 de setembro, já era possível realizar a consulta no site da Receita para saber quem seriam os contemplados neste lote.
Por outro lado, se o seu nome não estava na lista de nenhum lote, provavelmente foi em razão de alguma pendência. Só para se ter uma ideia, mais de um milhão de contribuintes caíram na malha fina, num total de cerca de 43 milhões de declarações enviadas.
Assim como os outros lotes, esse também virá corrigido em 4,28%, com base na taxa Selic. Isso significa que, baseado no valor calculado a restituir no momento da declaração, o valor recebido terá um reajuste de 4,28%.
Já em relação ao pagamento da restituição, ele será creditado na conta bancária informada na época da declaração.
No entanto, se o dinheiro não cair na conta na data prevista, é possível realizar o reagendamento por meio do Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do Banco do Brasil, através dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) e no caso de deficientes físicos, no telefone 0800-729-0088.
Portanto, 1.261.100 contribuintes estão incluídos neste último lote da restituição, o qual é distribuído seguindo uma ordem de prioridade, começando por idosos com mais de 80 anos e finalizando com os contribuintes que enviaram a declaração até o dia 15 de setembro.
Para saber se você foi um dos contemplados, basta acessar o site oficial da Receita Federal, ir na opção “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”.
Como saber quem caiu na malha fina?
De acordo com informações da Receita Federal, 3,1% dos contribuintes caíram na malha fina, o que representa em torno de 1.366.778 cidadãos.
É importante mencionar que geralmente quem cai na malha fina é devido a inconsistências na declaração. Dessa forma, ela será retida e a pessoa não recebe a restituição até regularizar a situação.
Para saber se você tem alguma pendência, é necessário consultar a declaração no e-CAC e assim verificar qual é o tipo de pendência. Lembrando que para realizar essa consulta, é preciso ter uma conta no gov.br nível prata ou ouro.
Vamos supor que a pendência informada seja falta de informação ou equívoco no preenchimento. Nesse caso, basta retificar a declaração e enviá-la novamente. Em seguida, essa nova declaração será processada e é só esperar a restituição.
Alguns contribuintes podem receber uma intimação da Receita Federal, onde é necessário a apresentação de determinados documentos para regularizar a situação e assim a restituição ser liberada.