Anvisa RETIRA marca de leite do mercado e você PRECISA SABER O MOTIVO
Marca da bebida é banida das prateleiras dos supermercados de todo o país pela Anvisa; veja se é a marca que você consome!
A Anvisa é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária que promove a fiscalização dos produtos desde sua fabricação até a forma como eles estão sendo comercializados nos mercados e outros estabelecimentos de todo o país.
Por meio de sua análise e averiguação, o órgão federal pode suspender a fabricação e venda de diversos produtos, pelos mais diferentes motivos, como irregularidades na forma de produção, fraudes, falta de higiene, entre outros requisitos analisados.
Desta vez, a Anvisa retirou varias mercadorias de uma marca de leite do mercado, o que pegou muitos consumidores de surpresa.
Veja a seguir o que aconteceu.
Marca de leite é retirado dos supermercados pela Anvisa
Recentemente, uma das marcas de leite que circulam no país foram banidas das prateleiras dos supermercados pela Anvisa.
O caso foi revelado pelo portal Vigilância Sanitária Estado de Santa Catarina, que divulgou que a marca Natville teve lotes de seus produtos suspensos, tanto para comercialização quanto para distribuição.
Os produtos em questão foram aqueles produzidos entre os meses de janeiro a maio de 2023, abrangendo lotes referentes ao Leite UHT Integral, Leite UHT Desnatado (embalagem de 1 litro) e o Soro de Leite em Pó parcialmente desmineralizado 40% (embalagem de 25 kg).
Tal proibição entrou em vigor ainda em junho deste ano e foi determinada após uma inspeção realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
Motivos para a proibição
Em sua análise, o MAPA identificou graves erros relacionados à produção da marca de leite Natville.
O primeiro problema verificado foi que a empresa Laticínios Santa Maria Ltda, responsável pela marca Natville, não tinha autorização do Ministério para a fabricação e comercialização dos produtos em questão.
Outro erro refere-se à falta de higiene na fábrica onde é realizado o manuseio e a feitura dos leites. Além disso, a mercadoria não foi submetida ao controle de qualidade e segurança que a tornam apta para a comercialização e consumo.
A Anvisa ainda informou para que os consumidores verifiquem se possuem o produto em questão com a data de fabricação banida (entre janeiro e maio deste ano). Caso positivo, eles devem entrar em contato com o fabricante.
Vale destacar que os demais produtos da marca que não foram listados estão liberados para o consumo e que a própria empresa responsável retirou voluntariamente os lotes proibidos dos estabelecimentos onde estavam sendo comercializados.
Bebida popular ameaçada
Não foi só o leite que passou por um veto da Anvisa. Recentemente, o seu companheiro cafezinho também teve algumas marcas proibidas pelo órgão federal de fiscalização.
O caso aconteceu em Viçosa, cidade de Minas Gerais, onde o Ministério Público do estado determinou a proibição da venda de quatro marcas de café: Fartura – Tradicional, Da Feira – Extra Forte, Da Roça e Viçosense – Extra Forte.
Os produtos foram banidos por terem apresentado altos índices de impurezas em suas composições.
Com a medida, além da venda proibida, as empresas responsável tiveram que comprovar terem suspendido a comercialização das mercadorias.