Cárie crônica: principais causas e tratamentos
A cárie é a doença bucal mais conhecida por todo mundo. Entretanto, o que poucos sabem é que existe uma variação para ela, conhecida como cárie crônica.
Como a maioria das pessoas já sabem, a cárie é uma doença causada pelos restos de alimentos na boca, dos quais ficam acumulados devido a falta de higienização dentária e com isso, se forma uma placa bacteriana.
Dentre os principais malefícios que a placa bacteriana pode causar é a liberação de um ácido que acarreta na desmineralização do esmalte dental e, assim, surgem as cáries.
Porém, o que poucos sabem, é que além do que se costuma saber, existe a cárie crônica, uma enfermidade bucal extremamente grave.
Desse modo, entenda mais sobre essa doença, seus sintomas, os tratamentos, além da diferença entre ela e a cárie aguda.
O que é a Cárie Crônica?
De forma resumida, ela é como se fosse uma cárie normal, ou seja, aguda. Porém, ela acomete com algumas diferenças, como a desmineralização do esmalte dentário, com um processo mais lento.
Além disso, na maioria das vezes, essa enfermidade costuma acometer mais adultos.
De acordo com os especialistas, os sintomas de uma cárie crônica costumam ser um pouco difíceis de serem identificados, já que por muitas das vezes não apresentam sinais claros.
Entretanto, os maiores sinalizadores para uma cárie crônica são justamente a coloração do dente, que quando está assim, costuma ficar bem escurecida ou pela destruição da coroa dentária com um buraco que se forma.
Dessa maneira, caso perceba qualquer um desses sintomas, é fundamental procurar urgentemente uma clínica odontológica 24 horas.
No geral, existem poucas diferenças entre um tipo e outro, já que a cárie aguda possui uma variação em que os elementos dentários costumam ficar com a coloração amarelada e castanhas.
Além disso, a consistência dos dentes costumam ficar mais macias, frios e a massa aparenta estar necrosada.
Já a cárie crônica tem como principal característica os elementos dentários ficarem extremamente escurecidos.
O tratamento de ambas costuma ser muito parecido, principalmente se for contar com um dentista especialista em canal.
A causa de uma cárie crônica é a mesma já explicada anteriormente, que ocorre devido a alimentação e a falta de higienização que gera uma junção da placa bacteriana nos dentes.
Além disso, o fator genético também pode ser algo de bastante influência no surgimento dessa enfermidade.
Assim, é possível prevenir o surgimento de uma cárie crônica com alguns hábitos, como:
- Troque sua escova de dentes em três meses;
- O uso do fio dental;
- Beba muita água;
- Evite cigarros;
- Evite alimentos açucarados.
Além disso, uma das dicas mais importantes para a prevenção das cáries, seja de qual tipo for, é frequentar de maneira regular um consultório dentista.
Agora que foi possível entender o que é a cárie crônica e as principais diferenças entre ela e a aguda, veja mais sobre o tratamento.
Quais os tratamentos para a cárie crônica?
Assim como visto anteriormente, o principal tratamento, seja qual for o tipo de cárie, é indo para um dentista de forma urgente.
Com isso, só ele poderá identificar qual o tipo de cárie e qual o melhor tratamento para o seu caso, que também vai depender da gravidade.
Na maioria das vezes, será preciso fazer uma restauração. Porém, se a cárie estiver em um nível muito avançado e causar a perda dos dentes, é necessário ir em uma clínica dentária especialista em prótese para a colocação de um implante ou qualquer outro procedimento relacionado.
Em resumo, o melhor tratamento para a cárie crônica é indo para um clínica odontológica, visto que somente um profissional saberá qual o melhor tratamento ou procedimento para fazer em cada caso.
Por exemplo, caso a cárie crônica esteja em uma fase avançada, será preciso realizar algo além de uma restauração, como algum tratamento endodôntico.
Geralmente, a cárie crônica costuma afetar mais adultos, assim como visto antes, porém pode acontecer de atingir crianças também.
Por conta disso, o ideal é sempre levar os seus filhos para um dentista para criança e ter um monitoramento desde cedo com ele, para evitar que essa e quaisquer outras enfermidades bucais possam surgir.
De modo geral, ao seguir uma rotina de higiene correta e ter uma boa alimentação, além de sempre manter visitas periódicas ao dentista, será possível evitar a cárie crônica.