Oscilação de energia pode queimar aparelhos?

Você vive em uma área remota em que há quedas frequentes de energia? Quer saber se a oscilação de energia pode queimar aparelhos? Você chegou ao local certo!

Hoje vamos ver em mais detalhes se a oscilação de energia pode queimar aparelhos. 

O que é oscilação de energia?

É conhecida como sobretensão o aumento de tensão acima dos valores máximos estabelecidos entre os dois pontos de um circuito. 

Embora este fenómeno tenha existido desde sempre, nos últimos anos esses períodos têm aumentado, especialmente numa altura em que o fornecimento de eletricidade depende de um fator tecnológico maior.

As sobretensões são divididas, por sua vez, em dois tipos diferentes: as sobretensões permanentes, aquelas que normalmente duram ao longo do tempo devido a defeitos de instalação, ou as sobretensões transitórias, produzidas por um aumento de tensão de curta duração entre dois condutores.

Oscilação de energia pode queimar aparelhos?

As sobretensões podem causar vários danos. De fato, qualquer um deles representa perdas econômicas, pois é necessário reparar os itens danificados, além da interrupção dos serviços que eles fornecem.

De fato, uma exposição a frequentes oscilações de energia degradará, sem que o usuário perceba, os componentes eletrônicos e os circuitos, reduzindo a vida efetiva dos equipamentos e aumentando as falhas.

O componente, placas de circuito e outros elementos podem ser danificados, podendo causar a destruição do equipamento e da instalação elétrica ou se converter no foco de um incêndio. 

O que fazer em caso de oscilação de energia?

De fato, se você está passando por um período de oscilação de energia transitório, a melhor coisa que você pode fazer é desligar todos os aparelhos e usar um no break para o fornecimento de energia.

Dessa forma, a tensão que os aparelhos vão receber é contínua e não causará danos a eles.

Contudo, se você estiver permanentemente nessa situação, a melhor coisa é entrar em contato com a distribuidora de energia ou com um técnico. Dessa forma, será possível avaliar o problema e qual a melhor solução.

Causas

  • Por descargas atmosféricas: O impacto de um raio provoca um impulso de corrente que atinge dezenas de milhares de amperes.
  • Sobretensões de comutação: São geradas nas linhas elétricas devido a dois motivos: pela ligação e desconexão de dispositivos eletrônicos de grande potência e por manobras ou defeitos no fornecimento elétrico.

As sobretensões transitórias não ocorrem apenas nas linhas de distribuição elétrica, mas também são comuns em qualquer linha formada por condutores metálicos, como telefonia, comunicação e dados. 

As mais comuns são devidas a comutação de máquinas, mas as mais destrutivas são devidas a descargas atmosféricas.

Mecanismos de propagação

O mecanismo de propagação mais comum das sobretensões de comutação é por condução, uma vez que se originam nas mesmas redes de fornecimento de energia. Em vez disso, nas descargas atmosféricas pode se propagar por diferentes mecanismos que descreveremos abaixo:

  • Sobretensão conduzida: O raio atinge diretamente as linhas aéreas e a sobretensão se espalha para terra através do equipamento, causando decomposição.
  • Sobretensões induzidas: O campo eletromagnético causado pelas descargas elétricas causa correntes nos equipamentos próximos, transmitindo-as para o interior e danificando os equipamentos.
  • Aumentos de potencial nas tomadas de terra: quando um raio é espalhado em terra, a corrente pode elevar o potencial do solo a vários milhares de volts ao redor do ponto de impacto. Qualquer objeto no terreno afetado adquirirá a tensão associada durante esse momento, o que pode resultar em uma diferença de tensão perigosa em relação a outros pontos de instalação.
você pode gostar também