Como montar uma loja de roupas virtual
Saber como montar uma loja de roupas virtual é o sonho de vários empreendedores.
Esse é, afinal de contas, um dos negócios que cresce cada dia que passa no Brasil e no mundo.
Dados de mercado indicam que esse é o ramo de maior faturamento global do e-commerce B2C, lucrando em média US$525 bilhões todos os anos. Estudiosos apontam que, até o ano de 2025, o mercado pode alcançar um faturamento de US$1 trilhão.
Dito isso, é possível notar como esse é um mercado com muitas oportunidades, não é verdade? Por esse motivo, neste post, ensinaremos como montar loja de roupas virtual, do zero, em 4 passos. Vamos iniciar?
Como montar uma loja de roupas virtual?
Antes de iniciar as vendas, é relevante organizar a estratégia da sua loja de roupas virtual. Isso quer dizer que você deve tirar um tempo para organizar como será sua loja.
Até há outras alternativas para vender pela internet, como redes sociais e marketplaces, por exemplo. No entanto, através do ato de criar loja virtual, você conseguirá escolher os meios de pagamento e de envio que deseja utilizar, a maneira de exposição dos produtos, a identidade do seu negócio e diversos outros fatores que dependerão somente das suas decisões.
Isso significa que, através desse canal de venda, será possível você ter total controle sobre sua empresa. Quer entender mais sobre como iniciar um e-commerce do zero? Veja!
1. Defina um micro nicho
Antes de qualquer coisa, escolha o que você quer vender e para quem. É praticamente impossível ter sucesso com um e-commerce que oferece todos os tipos de mercadorias para vários tipos de público. Isso simplesmente não funciona.
Tenha em mente que, em um país tão gigante como o Brasil, há diversos micro nichos a serem explorados nas lojas de roupas virtuais.
Para escolher um micro nicho dentre as lojas de roupas virtuais, é necessário refletir sobre as principais características da sua persona, tais como classe social, idade, gênero, hobbies, estado civil etc.
Veja algumas ideias muito segmentadas para montar uma loja de roupas virtual:
- Meias divertidas para público geek;
- Roupas íntimas (lingerie) plus-size;
- Coletes e acessórios para motoqueiros;
- Macacões para bebês;
2. Pense no posicionamento da marca
O posicionamento da marca refere-se a como você deseja que sua loja de roupas virtual seja vista pelos consumidores.
A cada vez que seu negócio entra em contato com público, ele tem a chance de reforçar seu posicionamento. E, da mesma maneira, cada vez que o cliente é impactado pelo seu negócio, ele vai formando a imagem que tem dela.
Então, posicionar uma marca vai bem além de promover serviços e produtos.
Isto é, posicionar a marca é uma atividade contínua de diferenciação da concorrência, com base nas visões e opiniões do seu público.
3. Produza conteúdo que tenha relação com sua loja de roupas virtual
Escolhido o público para quem sua loja de roupas virtual vai vender, você vai notar que esses clientes têm demandas por conteúdo.
Eles têm “dores” que podem ser solucionadas com sugestões e ideias concedidas por você. Assim é a internet: tudo gira em volta do conteúdo.
Quanto mais conteúdo de valor sua loja de roupas virtual produzir, mais os clientes passam a considerá-lo como um negócio que entende do que está falando (uma autoridade no assunto).
4. Defina o Produto Estrela para sua loja de roupas virtual
O produto estrela é aquele que mais vende na sua marca e gera a maior parte da receita.
Geralmente, as pessoas procuram por ele dentro da loja virtual ou do marketplace sem que você precise fazer muito esforço. Ou seja: é o que você não deve abrir mão de jeito nenhum, pois, de certo modo, traz o sustento para seu negócio conseguir testar outros produtos.
No segmento de loja de roupas virtual, saber qual é o produto estrela pode ser mais complicado. Isso porque as coleções estão sempre mudando e, se você é um revendedor, dependerá da produção da marca.
No começo dificilmente você consegue lidar com isso e necessita seguir as regras do mercado.
Contudo, à medida que consegue entender seus clientes e produtos, consegue ir até o fornecedor e solicitar que não interrompa a produção da peça X.
Uma falha comum em loja de roupas virtual é ofertar uma mercadoria com baixo estoque.
Quando o cliente encontra, já não tem mais produtos disponíveis. Isso vai fazer com que seu negócio perca a venda, por esse motivo deve estar alinhada com a demanda da sua marca.