15 Dicas para evitar insetos dentro de casa

Certamente, todo mundo já deve ter encontrado insetos em casa. Sendo que os mosquitos e moscas são os mais comuns, e também podem ser considerados comuns, mas, menos frequentes os besouros, cigarras, aranhas e baratas horripilantes. 

É difícil evitar insetos dentro de casa a todo momento, mas alguns cuidados devem ser tomados. Especialmente, as pragas de insetos. Em casos extremos, é ainda preciso contratar uma desentupidora profissional para ralos e pias. 

A existência de insetos é causada por uma variedade de fatores, incluindo a proximidade de espaços verdes, desequilíbrios ambientais na área, clima, abastecimento de alimentos e a existência de locais onde os insetos podem viver e se reproduzir. 

Aqui estão 15 dicas básicas para evitar insetos dentro de casa.

Veja a seguir as 15 dicas básicas para evitar insetos dentro de casa

1- Considere os cuidados com as plantas e água

Morando em um apartamento ou casa, é importante ter cuidado com todos os lugares ou objetos que contenham água estagnada. 

Assim, uma das campanhas que têm impactado é o combate à dengue e outras doenças que transmitem por mosquitos enfatizou a importância de não permitir que a água se acumule em quintais e varandas, incluindo plantas e seus vasos.

Além de cuidar dos vasos de flores, esteja ciente que algumas plantas atraem ou resistem a certos tipos de insetos, então certifique-se de verificar seu jardim ou horta para se certificar de evitar insetos dentro de casa.

2- Dê preferência aos sistemas sensoriais para as luzes da parte externa

Se você tem um espaço ao ar livre e acende a iluminação após o pôr do sol, lembre que esse é o fator que mais atrai os insetos para sua casa. 

Escolha um sistema sensorial que acenda a luz conforme detecta algum movimento, em vez de mantê-la acesa a noite toda. Além disso, também economiza na conta de luz!

3- Deixe a sua casa fechada a noite

Ventile a casa durante o dia, mas ao anoitecer feche as venezianas e janelas para evitar que os insetos entrem. A luz atrai os mosquitos. Principalmente no verão, evite acender muitas luzes.

4- Evite água parada

Água parada e água estagnada são propícias à reprodução dos mosquitos. Por exemplo, verifique a placa em seu vaso. Se você viu insetos voando, despeje a água. Pois, isso mostra que atraiu mosquitos e demais insetos indesejados. Logo, adicione água e areia novas.

5- Evite deixar louça suja na pia

Se não quiser lavar a louça, remova ao mínimo os restos de alimentos e enxágue com água, ou mesmo mergulhe-os de molho. 

Essa é uma das melhores formas de evitar insetos dentro de casa.

6- Evite deixar a pia suja após lavar a loiça

Não pare ao lavar a louça. 

Se você deixar restos de comida na pia, ela continuará a atrair insetos. Portanto, após lavar a loiça, gaste mais 2 minutos para limpar a pia para evitar maiores problemas.

7- Instale telas de proteção nas portas

A rede mosquiteira e a capa protetora na parte inferior da porta podem ser usadas como uma barreira física contra os insetos, sem os efeitos colaterais dos inseticidas.

Existem muitos vários modelos que podem ser instalados, incluindo permanentes e destacáveis. As telas evitam principalmente as baratas, mas também reduzem a quantidade de poeira que entra nesses espaços.

8- Mantenha os alimentos isolados

Sempre mantenha os alimentos em recipientes herméticos para evitar que seu cheiro atraia insetos. 

No verão, se possível, guarde na geladeira e preste atenção nas frutas maduras, pois também podem ser fonte de reprodução de mosquitos ou moscas.

9- Mantenha seu lixo bem fechado

Sempre mantenha o lixo bem isolado e coloque-o em um saco fechado ou lata de lixo coberta. 

Além disso, não acumule muito lixo em sua casa e jogue-o no recipiente regularmente, principalmente quando houver resíduos de alimentos no lixo.

10- Se atente a limpeza da casa

O ambiente de difícil acesso ao local limpo pode ocultar ninhos e casas de diversos insetos. Tente limpar a parte de trás e a parte de baixo dos móveis e eletrodomésticos regularmente para evitar criar um ambiente atraente para baratas, aranhas e formigas.

Evite colocar itens não utilizados em casa. Utilize aquelas embalagens que podem ser fechadas para evitar a entrada de insetos. Itens que não serão usados ​​por muito tempo e acumulam poeira com facilidade devem ser armazenados em um depósito ou armário.

Uma das áreas que se deve ter bastante atenção é a cozinha. Sendo assim, mantenha os aparelhos desinfetados, e o chão, e a pia estão sempre limpos.

Além disso, sempre usar desinfetantes, ou mesmo água fervente, para limpar bancadas e pias, que acumulam muitas vezes louça suja e sujeira no preparo dos alimentos.

11- Se atente as fontes de alimento

O desperdício de alimentos é muito atraente para insetos como baratas e formigas. Em um ambiente onde esses insetos já estão presentes, algumas horas podem ser suficientes para eles aparecerem, por isso não deixe os alimentos desprotegidos e a louça suja por muito tempo.

Se você tem um animal em casa, preste atenção na comida para evitar que fique exposto e atraia insetos. 

Alguns modelos de alimentadores foram desenvolvidos para impedir a entrada de insetos, para manter os vasos de flores mais altos do que o solo ou para incluir barreiras à prova d’água para evitar insetos dentro de casa.

12- Seus eletrodomésticos devem estar sem bem limpos

Não deixe acumular restos de comida nos aparelhos, como restos de sopa ou de qualquer outra comida onde são preparadas. 

A comida sempre atrai insetos, por isso, os restos de comida devem ser evitados ao máximo.

13- Use os pesticidas naturais

  • Detergente líquido para usar na piscina: coloque detergente líquido na piscina (em colher). Logo após, desligue a bomba e recolha os da superfície com uma rede. Em seguida, ligue a bomba;
  • Pulverização com bicarbonato de sódio: misture metade de açúcar de confeiteiro com metade de bicarbonato de sódio e borrife na área infectada. Em seguida, remova os insetos e aspire toda a área feita a pulverização;
  • Vinagre branco para usar nos canos: despeje 2 a 4 xícaras de vinagre branco destilado no ralo, incluindo a máquina de lavar louça, banheira, vaso sanitário e pia.

14- Utilize as armas corretas

É de extrema importância utilizar as armas corretas para evitar os insetos. 

É possível encontrar algumas receitas caseiras que funcionam bem e não trazem algum efeito colateral grave para humanos e animais de estimação. Se essas soluções não funcionarem, você pode escolher pesticidas químicos para resolver o problema.

Lembre-se de ler sempre as instruções fornecidas pelo fabricante e ter cuidado com as crianças e animais que possam ter algum tipo de contato com esses produtos, pois geralmente são prejudiciais à saúde.

15- Vede bem os azulejos

Este conselho se aplica primeiro para evitar visitas indesejáveis ​​de formigas que gostam de vagar pelas fendas dos azulejos.

você pode gostar também