6 dicas para encontrar a cortina perfeita para sua sala
Elas embelezam o ambiente, oferecem aconchego e um charme a mais, podem definir ou arrematar o estilo da decoração, sem falar que, sabendo usar, podem dar um toque pra lá de especial em qualquer espaço. Sim, estamos falando delas, das CORTINAS.
Mas, apesar de ser uma parte fundamental em qualquer decoração, o fato é que não é tão simples assim descobrir a cortina ideal para cada ambiente, como a sala, por exemplo, que é uma das maiores dúvidas na hora de decorar a casa.
Então, pensando nisso, resolvemos mostrar aqui algumas dicas de como descobrir a cortina ideal para a sua casa, principalmente, a sala de estar.
Como escolher a cortina ideal?
Para encontrar a cortina ideal, primeiramente, é preciso deixar de lado a compra por impulso, priorizando um bom planejamento, que considere a qualidade, para que ela possa durar muitos anos.
E mais, hoje já é possível ter acesso à muitas opções de lojas online, com diferentes promoções, descontos, ofertas de cupons de todo tipo, até cupom renner já podemos encontrar, mas a dica é não priorizar o menor preço na hora de comprar a cortina ideal, mas considerar a qualidade em primeiro lugar. Uma boa cortina vale o investimento.
1- Considere a sua principal função
Antes de tudo, se pergunte qual será a principal função delas, somente decorar ou para bloquear a entrada de claridade?
2- Acerte na escolha das cores
Um erro muito comum é achar que as cortinas escuras vão barrar melhor a entrada do sol quando, na verdade, é justamente o contrário e ainda vão desbotar rapidamente.
Por tanto, o ideal é optar por cortinas com cores claras e ainda, por trás delas, colocar um Black Out, justamente, para evitar a entrada de luminosidade.
Assim, irá garantir que suas cortinas tenham uma maior vida útil e os ambientes fiquem mais bonitos, já que as cores claras passam a sensação de ampliação.
3- Escolha os tecidos a dedo
Sem dúvida, os tecidos leves são os mais sofisticados, conferindo um visual mais clássico e elegante.
Uma dica é apostar no voil, que sempre deixa os ambientes mais bonitos e combina muito bem não só com quartos, mas com salas também.
Mas, no caso de sua sala ter muita entrada do sol, então, a dica é investir em tecidos mais grossos, como o linho, seda e até a sarja.
4- Pense na instalação
Ao escolher a cortina é preciso considerar sua higienização, e sem dúvida, o mais indicado é o uso do varão, mais charmoso e prático que os trilhos, pois pode ser manuseado por qualquer pessoa sem grandes habilidades e pode vir em materiais como
madeira, metal e etc.
5- Não dispense o forro
Jamais dispense o forro atrás da cortina, ele serve para proteger os tecidos, principalmente, aqueles mais sensíveis como seda e voil.
Eles podem ser usados em trilhos ou varão separados ou, se preferir, podem ser costurados nas próprias cortinas.
6- A altura correta da cortina
Sem dúvida, uma das maiores dúvidas é em relação à altura correta da cortina, mas a dica é apostar nas com o comprimento até o chão, para passar a sensação de amplitude e sofisticação.
Agora, a cortina deve ir até o teto? Na verdade, não existe uma regra para isso, embora decoradores prefiram, a dica é buscar uma harmonia. Por exemplo, no caso da diferença do teto com a janela ser de até 30 cm, a dica é deixar uma sobra na barra de uns 4 cm para alongar o pé direito.
E atenção, não deixe de se certificar na loja onde comprar suas cortinas, se o tecido é pré lavado, antes de levá-las para casa, do contrário, analise a porcentagem do encolhimento, evitando surpresas.
E é isso, agora é aproveitar essas dicas e deixar sua sala ainda mais charmosa, sabendo escolher a cortina perfeita!