Você está na lista? 30 milhões COMEMORAM esta notícia do INSS
Grande número de pessoas podem ser beneficiadas com essa medida
A bem da verdade, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos órgãos federais de maior importância do país.
Pensada como uma autarquia, ou seja, é ligada ao Governo Federal mas com autonomia própria, é responsável por pagamentos e garantias socioeconomicas a millhões de segurados.
E uma classe de brasileiros acaba de receber uma ótima notícia nesta terça-feira (26) que pode influenciar positivamente um grande número de homens e mulheres.
Entenda tudo mais no texto a seguir.
Nova leva de pagamentos do INSS
Finalmente, o INSS está realizando mais uma leva de pagamentos para 37 milhões de brasileiros. Os principais são aposentados e pensionistas e as datas de pagamento variam conforme o valor a receber e ao número final do cartão do benefício.
Por exemplo, se você é segurado de quaisquer dos benefícios do órgão federal como aposentadoria (por idade, invalidez, etc.) ou pensão por morte e recebe até um salário mínimo, estas são as suas datas:
- Final 1: 25 de setembro;
- Final 2: 26 de setembro;
- Final 3: 27 de setembro;
- Final 4: 28 de setembro;
- Final 5: 29 de setembro;
- Final 6: 02 de outubro;
- Final 7: 03 de outubro;
- Final 8: 04 de outubro;
- Final 9: 05 de outubro;
- Final 0: 06 de outubro.
Agora se você recebe mais de um salário mínimo, então estas são as suas datas:
- Finais 1 e 6: 02 de outubro;
- Finais 2 e 7: 03 de outubro;
- Finais 3 e 8: 04 de outubro;
- Finais 4 e 9: 05 de outubro;
- Finais 5 e 0: 06 de outubro.
Vale lembrar que esse calendário engloba todos os benefícios conhecidos pagos pelo INSS como as já citadas aposentadorias e pensões mas também os auxílios-doença, reclusão, seguro-defeso, pecúlio e os salários família e maternidade.
Igualmente válido para quem recebe seus valores de forma fixa ou temporária.
Aumento para aposentados e pensionistas do INSS
Aposentados e pensionistas ganharam um bom motivo para comemorar. Isso porque o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um anúncio sobre a possibilidade de aumento de seus ganhos.
Como se sabe, eles pertencem a uma categoria que recebe pelo menos um salário mínimo dependendo somente do tipo de contribuição de cada segurado.
Aparentemente, o Governo Lula aprovou um aumento de 9% para todos aqueles que exercem funções de servidores federais civis do Poder Executivo. O mesmo vale para quem trabalha nas autarquias e fundações.
Pois bem, esta norma foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 15 de setembro e ela afeta basicamente dois benefícios do INSS: Pensão por morte e aposentadoria por invalidez.
E é aí que o presidente quer garantir mais ganhos à esses segurados.
A única coisa que está sendo debatida é a porcentagem para os reajustes. Se for pensão por morte, seria de 20% a 30% podendo restituir ao valor integral de 100% desde que o segurado tenha dois ou mais dependentes.
No caso da aposentadoria por invalidez, o que está sendo pensado é no aumento significativo dos valores pagos aos beneficiários e com um interessante acréscimo de 110%.
Como consultar meus valores?
Importante salientar que todo brasileiro beneficiário do INSS pode consultar os valores a que tem direito através dos canais oficiais do órgão.
Seja pela Central de Atendimento através do número 135 ou pelo site do Meu INSS em meu.inss.gov.br. Uma outra opção é baixar o aplicativo para o seu aparelho celular.
Se ele for um iPhone, a loja digital é a Apple Store. Sendo um Android, deve-se ir até à Play Store.