Novela AFUNDA audiência e emissora TOMA MEDIDAS DRÁSTICAS
Crise causada pode trazer graves consequências à atração. Entenda o motivo.
Uma das maiores emissoras do país está com um grande problema nas mãos. Com uma novela que tem trazido bastante dor de cabeça, o canal estuda tomar medidas drásticas.
Acompanhe os detalhes a seguir.
Novela é uma das piores audiências de canal
Muitas vezes um programa ou outra atração televisiva é o grande salvador da lavoura. Entretenimento com grande público geralmente gera bons números comerciais e financeiros à mídia que o veicula.
Contudo, quando o inverso acontece, o canal se vê com incertezas: manter o projeto que está trazendo prejuízos ou cancelar uma atração que teve pesado investimento? É a situação em que se encontra o SBT.
Atualmente com uma novela com a pior audiência do horário, a emissora do homem do baú está entre a cruz e a caldeirinha. A obra em questão trata-se de A Infância de Romeu e Julieta.
A produção, que veio para substituir a saga de Poliana — composta pelas novelas As Aventuras de Poliana (2018-2020) e Poliana Moça (2022-2023) -, tem decepcionado com um número muito aquém do esperado. Após 14 semanas sendo apresentado, o folhetim está abaixo de 5 pontos na média.
Apesar das expectativas, A Infância de Romeu e Julieta teve a maior audiência semanal em sua estreia, com 6,1 pontos. A maior pontuação da novela foi de 7 pontos.
Quanto ao menor IBOPE, o folhetim do canal SBT apresentou apenas 4 pontos, tendo a sétima semana de apresentação com a pior média: 4,1 pontos.
Vale destacar que a produção é a que apresenta a pior audiência entre as novelas infanto-juvenis da emissora de Sílvio Santos, ficando atrás de Carrossel (2012-2013): 12,4 pontos, Chiquititas (2013-2015): 11,0 pontos, Cúmplices de Um Resgate (2015-2016): 11,0 pontos, Carinha de Anjo (2016-2018): 10,5 pontos, As Aventuras de Poliana (2018-2020): 11,2 pontos e Poliana Moça (2022-2023): 6,2 pontos.
Quanto às demais produções de dramaturgia do SBT, A Infância de Romeu e Julieta também não apresenta bons resultados. Analisando as obras do canal desde 2010, a novela baseada em um clássico de Shakespeare tem o segundo pior índice do canal, ficando atrás de Uma Rosa com Amor (2010): 6,0 pontos, Amor e Revolução (2011-2012): 4,8 pontos e Corações Feridos (2012): 4,6 pontos.
Atração era promessa de sucesso
A Infância de Romeu e Julieta veio como uma promessa para alavancar as audiências da mídia televisiva em questão. Sendo uma produção conjunta com a plataforma de streaming Prime Video, a novela contou com uma fórmula inédita de estreia.
Diferente do que a maioria dos projetos faz, a atração foi lançada primeiramente no streaming. Um mês depois, em maio deste ano, após mistério da TV aberta, a trama estreou no SBT.
Após apresentação de 73 dos 250 capítulos previstos, é tido nos bastidores que a direção de Infância de Romeu e Julieta considera não mais se empenhar em reverter o problema, inclusive com a possibilidade de reduzir os episódios para encurtar a novela.
Com relação ao posicionamento da emissora, o canal de Sílvio Santos até o momento não se pronunciou oficialmente sobre o destino da produção. A saber, o folhetim protagonizado por Vittória Seixas foi lançada para disputar com apostas do horário nobre da TV Globo e da rede Record.