14 MILHÕES DE BENEFICIÁRIOS do Bolsa Família têm seus dados AVALIADOS: entenda
Dados de cerca de 14 mihões de pessoas que recebem o Bolsa Família serão avaliados. E essa análise já começou!
Os dados de 14 milhões de beneficiários do Bolsa Família passarão por uma análise, a fim de verificar se estão de acordo com as regras do programa.
É a segunda vez que as informações são atualizadas no sistema, permitindo uma integração entre os sistemas.
Continue lendo e entenda em detalhes porque estes dados estão sendo avaliados!
Dados de 14 milhões de beneficiários do Bolsa Família são avaliados
O sistema Bolsa Família, no período entre 11 e 15 de outubro, fará a atualização de dados de 14 milhões de beneficiários. Para tanto, o CadÚnico ficará fora do ar até domingo.
Na verdade, se trata de uma Revisão Cadastral, onde os dados sobre a renda dos beneficiários contidos no Cadastro Nacional de Informações – CNIS -, serão corrigidos ou atualizados e, em seguida, integrados ao sistema do Cadastro Único.
Esse processo, que recebe o nome de qualificação automática de dados é feito pela Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad) juntamente com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Vale mencionar que é a segunda vez que esse mapeamento é realizado, com o intuito dos cadastros poderem ser acessados pelas entidades gestoras do CadÚnico, mantendo a confidencialidade dos dados das famílias.
Com essa atualização, o MDS vai realizar os ajustes dos prazos da Revisão Cadastral, postergando o prazo de novembro para dezembro o cancelamento do Bolsa Família e da Tarifa Social para conta de luz.
Em junho deste ano foi feita a primeira fase desta integração, envolvendo mais de 18 milhões de cidadãos. Como resultado, 59,34% das famílias permaneceram na mesma faixa de renda, ou seja, suas informações estavam devidamente corretas no Cadastro Único.
De acordo com o Ministério, após essa atualização de renda e se for constatado o não enquadramento ao programa, o Bolsa Família só será cancelado depois de atualizar os dados na residência das famílias.
É importante saber que no próximo mês também haverá essa atualização, e o sistema do CadÚnico ficará fora do ar no dia 11 de novembro.
Saiba mais sobre o Cadastro Único
O Cadastro Único é como um mapa das famílias brasileiras de baixa renda. Por sua vez, por meio deste sistema, o Governo é capaz de identificar quem são essas famílias, como vivem e o que necessitam para ter uma melhor qualidade de vida.
Sendo assim, para ter acesso aos benefícios sociais, como o Bolsa Família e o desconto na conta de energia elétrica, é necessário que essas famílias se cadastrem no CadÚnico.
Lembrando que são consideradas famílias de baixa renda aquelas que têm uma renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo, que equivale a R$ 218.
Agora, famílias com renda acima R$ 218 também podem se registrar e participar de outros programas sociais.
Por outro lado, uma dúvida muito comum é que se uma pessoa que mora sozinha pode se cadastrar. Sim, é possível, mas é preciso comprovar que mora realmente sozinha e atualizar os dados junto ao Cadastro Único.
Por fim, para realizar o cadastro, basta que o responsável da família compareça a um posto de atendimento, levando os documentos de todos os membros da família, além de comprovante de residência.