Que notícia é essa que o INSS trouxe aos brasileiros?

O INSS acaba de divulgar uma notícia que beneficiará milhões de brasileiros. É motivo de muita comemoração!

O INSS está sempre trazendo novidades aos seus beneficiários, e a recente notícia foi uma das melhores dos últimos tempos.

Milhares de segurados já estão celebrando, afinal, não viam a hora disso finalmente acontecer.

Vale a pena continuar a leitura e conferir que notícia é essa!

inss
Reprodução: Imagem

Saiba tudo sobre a grande notícia do INSS

Todos sabem que o INSS – Instituto Nacional de Seguro Social – implementa frequentemente novas medidas, de maneira a beneficiar um número cada vez maior de seus segurados.

E a última notícia divulgada foi a redução do tempo de espera nas filas, priorizando as regiões Norte e  Nordeste, tendo em vista que mais de 500 mil pessoas estão aguardando atendimento.

Mas isso não significa que outras localidades ficarão de lado. Cerca de 50 peritos se encarregarão de realizar 2, 5 mil atendimentos presenciais, não apenas em estados do Norte e Nordeste, mas também no Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás.

Para agilizar todo o processo, foi aprovado o Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), onde a Telemedicina e o uso de atestados médicos poderão ser usados nas perícias médicas.

Além disso, funcionários públicos poderão usar atestados médicos e odontológicos para obter licença médica para si mesmos ou para seus familiares, havendo a dispensa de perícia oficial.

Vale ressaltar igualmente que há previsão de um novo concurso público do INSS, que caso seja sancionado pelo Presidente da República, visa preencher cargos vagos, com a contratação de servidores de carreira e peritos médicos.

Como o governo vai conseguir reduzir as filas de espera?

O principal objetivo do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social é reduzir o tempo de análise dos processos relacionados à concessão dos benefícios do INSS.

Entre as prioridades estão os processos com período superior a 45 dias ou com prazo expirado, como também aquelas perícias que estão aguardando agendamento por mais de 30 dias.

Para tanto, os servidores públicos receberão um extra de produtividade, seja para analisar os processos administrativos, seja para realizar perícias médicas.

No entanto, para poderem participar do Programa, os servidores precisam estar trabalhando no Ministério da Previdência Social ou INSS.

Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, pretende que tudo esteja regularizado até o fim de 2023, ou seja, que o período de espera não ultrapasse 45 dias.

Outra medida adotada pelo INSS é a concessão de auxílio doença sem a necessidade de perícia presencial, que será possível com a apresentação de atestados e laudos médicos.

Isso porque, há um acúmulo significativo de pedidos de auxílio por auxílio doença, que agora é chamado de incapacidade temporária.

Atualmente, mais de 1 milhão de trabalhadores estão esperando o auxílio, onde aproximadamente 600 mil aguardam o agendamento da perícia médica.

Para solicitar o auxílio de incapacidade temporária, é necessário enviar a documentação solicitada, devidamente assinada, através da plataforma Atestmed, o que facilitou bastante e certamente ajudará na redução das filas.

Por fim, recentemente, o INSS passou a ligar para todos os beneficiários que estavam com perícias já agendadas, seja para confirmar ou mesmo antecipar.

você pode gostar também