NOTÍCIA BOMBÁSTICA sobre o 14º salário no INSS: INACREDITÁVEL!

A informação mais recente oficializada pelo INSS sobre o 14º salário chega como um impacto surpreendente para os beneficiários. Saiba mais a seguir.

Conforme muitos estão cientes, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) iniciou a distribuição da última parcela do décimo terceiro salário para seus aposentados e pensionistas no mês de junho de 2023. No entanto, logo após a conclusão desse cronograma, surgiram rumores de que o INSS estava considerando a possibilidade de realizar o pagamento do 14º salário, o que gerou expectativas em muitos.

NOTICIA BOMBASTICA sobre o 14o salario no INSS
Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / portalcaicara.com.br

Apesar das perspectivas otimistas, infelizmente essas alegações são falsas. Essa revelação impactante decepcionou uma grande parcela dos aposentados

Mais detalhes

Durante o período da pandemia, efetivamente, um Projeto de Lei (PL) foi apresentado para considerar esse pagamento, mediante aprovação. No entanto, vale ressaltar que essa era apenas uma medida de caráter emergencial, proposta devido à crise que estava em curso naquele momento.

De acordo com informações veiculadas pelo portal O Globo, a tramitação da proposta encontrou diversos obstáculos naquele período, além da falta de apoio político necessário para sua concretização.

João Adolfo de Souza, proprietário da João Financeira, um portal de notícias especializado em informações para beneficiários do INSS, comentou que, embora o projeto do 14º salário seja uma proposta válida, infelizmente está sujeito às forças políticas. Ele diz que é preciso terem o comprometimento do governo, dos deputados e senadores para considerar os aposentados, que não receberam um auxílio extra desde o início da pandemia de Covid-19.

Além disso, havia uma indefinição em relação à origem dos recursos necessários para cobrir esses gastos adicionais. Como resultado, essa proposta de lei não obteve aprovação.

Golpistas se aproveitando da situação

A divulgação de boatos sobre o 14º salário levou a um aumento de golpes relacionados ao tema. Os golpistas se aproveitam da expectativa e do desejo das pessoas de receber um benefício adicional para aplicar suas fraudes.

Um dos golpes mais comuns é o envio de mensagens por meio de aplicativos, redes sociais ou e-mails, prometendo o pagamento antecipado do 14º salário. Essas mensagens geralmente solicitam informações pessoais, como número de CPF, dados bancários e senhas, com a justificativa de que são necessárias para realizar um cadastro e garantir o recebimento do benefício.

Após fornecer essas informações, as vítimas acabam caindo em uma armadilha, permitindo que os golpistas acessem suas contas bancárias e realizem transações fraudulentas.

É importante ressaltar que o INSS nunca solicita informações pessoais ou cobra taxas para o pagamento de nenhum benefício, muito menos do 14º salário, que ainda não foi aprovado pelo Congresso Nacional.

Portanto, desconfie de mensagens não solicitadas que prometem o 14º salário. Nunca compartilhe informações pessoais ou outros dados sensíveis por meio de mensagens não verificadas ou suspeitas.

Sobre o 14º salário

O 14º salário é um benefício previdenciário que seria pago aos aposentados e pensionistas do INSS, além dos beneficiários do BPC/Loas e do auxílio-doença. O benefício seria pago no valor de um salário mínimo para cada beneficiário, e seria concedido de forma anual, em dezembro.

A proposta de criação do 14º salário foi apresentada pela primeira vez em 2020, durante a pandemia de COVID-19. O objetivo do benefício era ajudar os aposentados e pensionistas a enfrentar os efeitos da crise econômica causada pela pandemia.

A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados em 2020, mas foi rejeitada pelo Senado Federal. Em 2021, a proposta foi novamente apresentada à Câmara, e foi aprovada em 2022. No entanto, o texto ainda precisa ser aprovado pelo Senado Federal.

Se aprovado pelo Senado Federal, o 14º salário seria pago aos beneficiários do INSS em 2023.

A criação do 14º salário é uma medida controversa. Alguns especialistas argumentam que o benefício é necessário para ajudar os aposentados e pensionistas a enfrentar o aumento do custo de vida. Outros especialistas argumentam que o benefício é inviável financeiramente, e que poderia levar a um aumento da dívida pública.

Aqui estão alguns dos argumentos a favor e contra a criação do 14º salário:

Argumentos a favor:

  • O benefício ajudaria os aposentados e pensionistas a enfrentar o aumento do custo de vida.
  • O benefício seria uma forma de reconhecimento aos aposentados e pensionistas, que contribuíram para a previdência social ao longo da vida.

Argumentos contra:

  • O benefício é inviável financeiramente, e poderia levar a um aumento da dívida pública.
  • O benefício poderia incentivar o trabalho informal, pois os trabalhadores poderiam deixar de trabalhar para receber o benefício.

A aprovação do 14º salário pelo Senado Federal é uma decisão política que dependerá de uma avaliação dos argumentos a favor e contra o benefício.

você pode gostar também