Se você faz aniversário em AGOSTO pode ter DINHEIRO esperando por você no BANCO!

Aniversariantes de agosto já podem sacar benefício. A adesão ao saque-aniversário é voluntária e requer que o interessado informe sua escolha à Caixa Econômica Federal.

Os trabalhadores nascidos em agosto podem sacar parte do dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a partir desta terça-feira (1). Para fazer isso, eles precisam aderir ao saque-aniversário, que é uma modalidade de saque do FGTS que permite ao trabalhador sacar parte do seu saldo a cada ano, no mês do seu aniversário.

Se voce faz aniversario em AGOSTO pode ter DINHEIRO esperando por voce no BANCO
Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / portalcaicara.com.br

A adesão ao saque-aniversário é opcional e deve ser informada à Caixa Econômica Federal. Os trabalhadores podem fazer a adesão pelo aplicativo do FGTS, pelo site fgts.caixa.gov.br ou nas agências da Caixa.

Após a adesão, os trabalhadores poderão sacar parte do seu saldo do FGTS a cada ano, no mês do seu aniversário. O valor do saque é calculado com base no saldo do FGTS e na idade do trabalhador.

Os benefícios do saque-aniversário

Ao optar por essa modalidade, o trabalhador pode realizar o saque de uma parcela do saldo de suas contas do FGTS.

Embora a possibilidade de ter um dinheiro extra possa ser vantajosa, é importante considerar que ao escolher o saque-aniversário, o trabalhador perde o direito de sacar o valor integral do fundo em caso de demissão sem justa causa. No entanto, é válido ressaltar que o acesso à multa rescisória de 40% sobre o valor depositado pelo empregador em caso de desligamento sem justa causa ainda permanece, assim como a possibilidade de saque para compra da casa própria, aposentadoria ou em casos de doença grave.

Para aderir ao saque-aniversário e ter acesso à parte do saldo depositado nas contas neste ano, o prazo se encerra no último dia do mês de aniversário do trabalhador. O saque fica disponível por três meses, a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador, de acordo com o calendário estabelecido pela Caixa.

Caso o trabalhador opte pelo saque-aniversário e posteriormente mude de ideia, será necessário esperar 24 meses para que a mudança de modalidade tenha efeito. Por outro lado, aqueles que preferirem permanecer no modelo tradicional de acesso ao FGTS, denominado saque-rescisão, e que garante o direito ao saque integral em caso de demissão, não precisam realizar nenhuma ação.

Como aderir ao saque-aniversário?

O saque-aniversário é uma modalidade de saque do FGTS que permite ao trabalhador sacar parte do seu saldo a cada ano, no mês do seu aniversário. Para aderir ao saque-aniversário, o trabalhador deve fazer um cadastro no aplicativo do FGTS ou no site fgts.caixa.gov.br.

Ao fazer o cadastro, o trabalhador deve ler e concordar com os termos e condições do saque-aniversário. Após a adesão, o trabalhador poderá fazer uma simulação do valor que poderá sacar no mês do seu aniversário. O valor do saque-aniversário é calculado com base no saldo do FGTS e na idade do trabalhador.

O saque-aniversário é uma opção para os trabalhadores que precisam de dinheiro com urgência. No entanto, é importante lembrar que o saque-aniversário também diminui o saldo do FGTS, o que pode dificultar o acesso ao Fundo em casos de demissão sem justa causa.

Mudanças a caminho

O Ministério do Trabalho está elaborando um projeto de lei que visa alterar as regras do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O objetivo é apresentar essa proposta à Câmara dos Deputados ainda na primeira quinzena de agosto. O ministro Luiz Marinho deseja manter a modalidade de saque-aniversário, porém, com uma importante mudança: permitir o saque completo do saldo da conta em caso de demissão do trabalhador.

Segundo fontes próximas ao ministério, essa possibilidade de saque total também terá validade retroativa. Isso significa que os trabalhadores que estavam na modalidade saque-aniversário e foram demitidos nos últimos quatro anos, desde a criação do saque-aniversário em 2019, poderiam solicitar o acesso ao saldo integral de suas contas no FGTS. Essa proposta busca dar maior flexibilidade ao trabalhador e permitir que ele possa optar por uma das modalidades de saque que melhor se adeque à sua situação financeira e necessidades.

você pode gostar também