Aprenda a ANTECIPAR recebimentos do INSS: leia com ATENÇÃO!

É possível fazer essa antecipação? Saiba os procedimentos para ter os benefícios do INSS.

Durante o período de emprego, o empregado se deparará com a tarefa de iniciar o processo junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Isso pode ser necessário para obter um benefício temporário em caso de incapacidade ou, eventualmente, para alcançar a aposentadoria. É relevante destacar que o sistema passou por atualizações e agora é viável fazer a solicitação de forma totalmente digital. Para iniciar o procedimento junto ao INSS, não é necessário depender da assistência da empresa em que o trabalhador está empregado. É totalmente viável realizar todo o processo de forma independente e descomplicada, contanto que o indivíduo tenha seu cadastro oficializado no Gov.br.

Aprenda a ANTECIPAR recebimentos do INSS leia com ATENCAO
Imagem: Reprodução

Como se cadastrar e dar entrada na aposentadoria?

Para solicitar benefícios junto ao INSS, é crucial estar na condição de segurado. Isso implica que o requerente deve ter efetuado contribuições para a Previdência Social ou estar dentro do período de graça, que normalmente é concedido até 12 meses após o término de um emprego registrado.

Para iniciar o processo de solicitação de aposentadoria pelo INSS de forma online, o cidadão precisa, em primeiro lugar, atender aos requisitos estabelecidos para ter acesso ao benefício. Além disso, é fundamental possuir todos os documentos necessários que serão solicitados e que devem ser anexados à solicitação. Cumpridos esses passos, basta seguir as seguintes orientações:

  1. Acesse o portal Meu INSS e clique na opção “Fazer login com Gov.br”.
  2. Informe o número do seu CPF e sua senha de acesso.
  3. Na primeira página, há um campo de pesquisa onde você deve digitar o nome do benefício desejado, por exemplo, “aposentadoria”.
  4. Selecione o benefício desejado.
  5. O sistema fornecerá os requisitos necessários para o benefício; certifique-se de atendê-los.
  6. Informe os dados requeridos e anexe os documentos necessários.
  7. Uma vez concluído, seu pedido será enviado ao INSS.

Em 11 de abril de 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro decretou a criação da plataforma Gov.br. Em julho do mesmo ano, o site foi lançado e tem passado por atualizações contínuas desde então. Para se cadastrar no portal Meu INSS e iniciar o processo de solicitação de benefícios previdenciários, é necessário possuir um registro no Gov.br.

O objetivo principal dessa iniciativa é proporcionar acesso unificado a todos os portais públicos federais, utilizando o mesmo login. Para aqueles que ainda não têm cadastro, é possível fazê-lo ao dar entrada em um pedido junto ao INSS:

  1. Acesse o portal Meu INSS e clique em “Entrar com Gov.br”.
  2. Informe o número do CPF ou opte por fazer login por meio do seu banco, certificado digital ou outras opções disponíveis.
  3. Para quem não possui cadastro, haverá a opção “Primeiro acesso”.
  4. Preencha os dados pessoais e de contato necessários.
  5. Aumente a segurança da sua conta vinculando-a ao seu banco, inserindo uma selfie, entre outras medidas.

Vale ressaltar que o INSS oferece uma lista de serviços em suas plataformas digitais que não exigem a realização de login.

Como acompanhar?

O INSS tem enfrentado desafios consideráveis em relação aos prazos para responder às solicitações de benefícios, particularmente no caso das aposentadorias. A lei estabelece um prazo de até 90 dias para a resposta ao requerimento, mas, em muitos casos, esse período tem se estendido ainda mais.

Atualmente, aproximadamente 1,7 milhão de pessoas aguardam na fila de espera por benefícios previdenciários. Após dar entrada no INSS, o cidadão tem a possibilidade de acompanhar o andamento do seu processo, inclusive a solicitação de novos documentos, seguindo estas etapas:

  1. Acesse o portal Meu INSS e realize o login.
  2. No menu, selecione a opção “Meus Benefícios”.
  3. Serão exibidos todos os benefícios em vigor e os pedidos efetuados.
  4. Escolha o requerimento que você submeteu ao INSS e verifique o status do benefício.

Em resumo, agora você compreende melhor como iniciar o processo junto ao INSS. É importante lembrar que:

  • Qualquer tipo de benefício do INSS pode ser solicitado online.
  • Para realizar o pedido, é necessário ter um cadastro no Gov.br.
  • É viável anexar documentos diretamente na plataforma.
  • Através do portal Meu INSS, o cidadão tem a capacidade de monitorar o progresso do seu pedido.
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