Banco brasileiro tem CARTÃO DE DÉBITO para você usar NO MUNDO TODO: saiba como conseguir
Banco entra na onda das contas em dólar. Saiba o que é preciso pra ter esse cartão internacional.
A XP optou por ingressar no segmento de contas bancárias em dólar, uma área onde já estão estabelecidos concorrentes bem estabelecidos como a Nomad, C6 e Inter. Esse setor atrai principalmente clientes com renda alta e muito alta, que são o foco principal da estratégia da empresa liderada por Guilherme Benchimol. Para esse empreendimento, a corretora estabeleceu uma parceria com a Mastercard, resultando em um cartão de débito que é aceito em 210 países e está ligado a uma conta denominada em dólares.
Como vai ser distribuído
Segundo o CEO do Banco XP, José Berenguer, eles contam com uma base de quase 1 milhão de investidores que atuam no mercado internacional e muitos deles são viajantes frequentes, desejando dispor de uma conta em dólares. Ele afirma que era uma lacuna em seus serviços que identificaram, mas a partir de agora eles estão encerrando essa questão. Essas são perguntas de jornalistas quanto ao fato de que concorrentes já estavam atuando nesse segmento há anos.
Berenguer acrescentou que às vezes, pode parecer que eles estão levando um tempo maior, mas optaram por seguir um ritmo gradual para evitar possíveis conflitos com nossa base de clientes influente e com alta renda, que dispõem de alternativas no mercado.
Num primeiro momento, o serviço estará disponível exclusivamente para os clientes que fazem uso da conta de investimentos internacional, lançada pela XP em maio de 2022.
Marta Pinheiro, diretora de serviços bancários da XP Inc., esclareceu que eles vão implementar isso de maneira progressiva, abrindo gradualmente. Ela promete que vão estabelecer uma lista de espera e irão liberar aos poucos, priorizando os clientes que já possuem a conta internacional de investimento.
A conta em dólar estará totalmente integrada à plataforma de aplicativos da XP, oferecendo uma conversão cambial instantânea “multimoeda” disponível 24 horas por dia e um cartão de débito digital e físico. Como é comum nas contas internacionais, uma das vantagens é a menor alíquota de IOF, que é de 1,1%, em contraste com a taxa de 5,38% aplicada aos cartões de crédito.
Cristiano Ayres, sócio e diretor-executivo de produtos bancários da XP Inc., enfatizou que um dos pontos que os destacará é o ecossistema que proporcionarão, permitindo aos clientes uma experiência contínua dentro do mesmo aplicativo.
A retomada
A XP lançou um cartão de crédito com o objetivo de aproveitar o crescimento do mercado de turismo no pós-pandemia. Segundo dados da Abecs, os brasileiros gastaram US$ 5,95 bilhões com cartões no exterior no primeiro semestre, um aumento de 36% em relação ao ano anterior.
O cartão da XP oferece benefícios como taxas especiais para concierge em aeroportos e acesso a benefícios de viagens de luxo da Mastercard. Para viabilizar o produto, a XP utiliza um banco local americano como intermediário.
A empresa pretende obter uma licença própria nos Estados Unidos no futuro, mas, por enquanto, essa solução é adequada para o lançamento.
José Berenguer comentou que, daqui a cinco anos, talvez seja possível obter uma licença própria nos EUA. No momento, porém, essa solução é apropriada para o lançamento do produto.