INSS mudou ISSO e você precisa SABER DE TUDO: pagamento de mais de 100%
Quem é contribuinte do INSS, acaba de receber uma ótima notícia. Com as novas mudanças, você pode receber mais de 100%.
Com as novas mudanças do INSS, muitos brasileiros já podem começar a comemorar, pois o pagamento é de mais de 100%.
Assim, ao receber um benefício a mais, as pessoas podem ter uma vida mais tranquila e aproveitar mais.
Continue aqui e entenda em detalhes quais as mudanças adotadas e se você faz parte da lista!
Saiba tudo sobre as mudanças no INSS
Se você está perto de se aposentar, é essencial saber sobre as últimas mudanças no INSS, já que o órgão implementou novas regras para a aposentadoria.
Isso porque, houve alterações tanto na questão de se aposentar por idade quanto no tempo de contribuição.
Em relação à idade, a partir de agora, no caso de mulheres, haverá um acréscimo de seis meses a cada ano, de forma a alcançar a idade de 62 anos em 2023.
Assim que a reforma previdenciária foi anunciada, a ideia era que esse acréscimo ocorresse de forma gradual. Por exemplo, em 2019, a idade mínima, que era de 60 anos, passou para 60 anos e meio, e assim sucessivamente.
Já para os homens, desde 2019, a idade mínima para se aposentar é de 65 anos. Lembrando que tanto para homens quanto mulheres, o período mínimo de contribuição deve ser de 15 anos.
No que diz respeito ao tempo de contribuição, a reforma determinou a adoção de algumas regras, as quais começaram a ser implementadas a partir de 2022.
A primeira regra é a de 86/96, ou seja, a soma constituída pela soma da idade acrescida pelos anos de contribuição passou para 90 pontos (mulheres) e 100 pontos (homens).
Quanto à idade mínima para solicitar a aposentadoria para aqueles com maior tempo de contribuição, passou para 58 anos (mulheres) e 63 anos (homens).
Por fim, a reforma vai aplicar mais 6 meses às idades mínimas a cada ano até chegar em 2031 a 62 anos (mulheres) e 65 anos (homens).
Dessa maneira, mulheres que contribuíram mais de 35 anos e homens mais de 40 anos, poderão receber uma aposentadoria de mais de 100%.
Entenda o que é regra de pedágio
A Reforma da Previdência também adotou a regra do pedágio 50% e 100%.
No caso da regra do pedágio 50%, é válida para os contribuintes que restavam menos de 2 anos para se aposentar no momento da entrada em vigor da Reforma.
Dessa forma, mulheres com pelo menos 28 anos de contribuição e há o acréscimo de 50% do tempo necessário para alcançar os 30 anos de contribuição exigidos.
Já quanto aos homens, eles teriam que ter no mínimo 33 anos de contribuição e então somado mais 50% para alcançar os 35 anos.
Por sua vez, a regra do pedágio de 100%, refere-se aos trabalhadores que têm direito à aposentadoria antes do tempo.
Para os homens, a idade mínima é de 60 anos e 35 de contribuição, e a idade mínima para as mulheres é de 57 anos e 30 de contribuição.