CABELO BRANCO pode voltar à cor original SEM TINTA? Entenda
O aparecimento dos cabelos brancos é um fenômeno natural e inevitável. Mas será que é possível voltar à cor natural sem o uso de tinta?
O surgimento dos fios brancos faz parte do processo natural do envelhecimento, no entanto, algumas pessoas preferem sua cor original. Para isso, recorrrem às tinturas capilares.
Mas está circulando uma notícia sobre a possibilidade de reverter esse processo e assim ter de volta os cabelos na sua tonalidade original.
Se você faz tudo para ter a cor de seu cabelo de volta, continue a leitura e saiba todos os detalhes!
Cabelo branco: é possível ter a cor natural de volta?
Recentemente, saiu uma notícia dizendo que era possível reverter o fenômeno natural do surgimento dos cabelos brancos, mas será que é possível sem usar tinta?
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Nova York pode ser um avanço e ser um primeiro passo para dizer adeus às tintas.
Os trabalhos foram publicados na revista científica Nature e se concentraram no mecanismo de branqueamento dos cabelos. As descobertas dos cientistas poderão fornecer uma base para criar um tratamento que reverteria o processo do envelhecimento capilar.
Segundo esse estudo, os culpados seriam os melanócitos, células que produzem o pigmento do cabelo. Quando tudo funciona bem, eles se movimentam continuamente no interior do folículo piloso durante seu crescimento natural, produzindo ao mesmo tempo sua cor natural.
Com a idade, essas células perdem a mobilidade e assim, sua capacidade de manter a cor de nossos cabelos.
Os cientistas também constataram que à medida que os cabelos envelhecem, caem e depois crescem novamente, um número crescente dessas células se concentra em uma região chamada de “bulbo do folículo piloso”.
Por consequência, elas não se nutrem e não retornam ao seu local inicial, onde eram estimuladas a fim de se regenerar.
A notícia que está circulando na internet é que, se estimular a produção dos melanócitos, os cabelos poderiam voltar à sua cor original, que seria por meio do aminoácido chamado metionina, porém, os efeitos adversos podem acabar sendo devastadores.
Por isso, outros estudos estão sendo conduzidos para avaliar os meios de restaurar a mobilidade dos melanócitos ou de levá-los para seu compartimento para que possam continuar produzindo os pigmentos.
Por que os cabelos ficam brancos?
O surgimento dos cabelos brancos é um fenômeno frequentemente ligado à falta de produção de melanina pelos melanócitos e a uma diminuição progressiva de sua quantidade.
Esse processo é natural e ocorre geralmente em torno dos 35 anos ou mais tarde, porém, seja qual for a idade.
No entanto, o aparecimento precoce dos cabelos brancos pode estar associado a outros fatores internos e externos, onde o estresse está entre as causas principais.
Estudos científicos demonstraram que uma exposição prolongada ao estresse pode afetar o funcionamento dos melanócitos, causando assim uma diminuição da pigmentação dos cabelos.
Além do estresse, deficiências em vitaminas B9, B12, D, selênio, ferro ou cobre podem impactar a cor dos cabelos e provocar seu embranquecimento precoce. Os mecanismos implicados são diversos e dependem do nutriente em questão.
Por exemplo, o cobre, favorece a atividade da tirosinase, uma enzima que permite a converso da tirosina em melanina.
Por outro lado, pode ser que o surgimento precoce dos cabelos brancos seja também um fator genético ou devido a uma doença autoimune.
O que todos torcem é que os estudos avancem e que em breve seja anunciada a grande novidade, poder ter de volta a cor dos seus cabelos sem ter que usar tinta.