7 FATOS sobre a cozinha do Mc Donald’s que você NEM IMAGINA
Maior rede de fast food do planeta divulga fatos incríveis sobre sua cozinha pioneira
O Mc Donald’s, sem dúvidas, é a maior rede de fast food do mundo. Seja pelo seu pioneirismo ou por estar presente em quase todos os países, o restaurante norte-americano é o mais famoso de seu gênero.
Até hoje, muitos boatos giram em torno de como são feitos os sanduíches do estabelecimento, os quais existem desde que a marca se tornou o ícone da cultura imperialista.
E, por falar nisso, seu simbolismo nesse sentido também é tema de discussões ideológicas e políticas.
Em meio a tudo isso, a famosa lanchonete continua sendo (quase) unanimidade, inclusive no Brasil.
Mas, afinal, como é a cozinha do Mc Donald’s?
Veja a seguir sete fatos sobre ela.
Mc Donald’s: caso de conquista e sucesso
O Mc Donald’s é um fenômeno mundial. Fundada em 1940 pelos irmãos Maurice e Richard Mc Donald, a lanchonete é considerada um caso de sucesso, não somente em seu segmento como no mundo empresarial como um todo.
O restaurante estadunidense difundiu a ideia do fast food: lanche simples, saboroso e rápido, podendo ser consumido em qualquer lugar.
A ideia foi rapidamente capturada por Ray Kroc que, em 1955, acabou tirando a marca de seus criadores, elevando ao nível que é hoje.
Embora cercado de polêmicas e rumores sobre sua criação, a procedência dos alimentos servidos e sua verdadeira ocupação mundial, o Mc Donald’s é unanimidade quanto a ter alcançado o objetivo ao qual se propôs.
A cozinha do Mc Donald’s
Você já deve ter ouvido falar no ritmo de produção fordista do Mc Donald’s, nos boatos de carne de cavalo ou de minhoca e que seus funcionários só comem os lanches da empresa onde trabalham.
Contudo, o fato é que a lanchonete norte-americana prima pela qualidade, eficiência e padronização de seus produtos e serviços.
Veja a seguir sete fatos que explicam um pouco de como é a cozinha da rede de fast food.
Portas Abertas
Nesse primeiro item, cai por terra a ideia de mistérios que rondam a feitura dos lanches do Mc Donald’s.
A lanchonete permite que seus clientes visitem o interior de sua cozinha. É possível fazer isso em qualquer momento que o local esteja funcionando, com exceção dos horários de grande movimento.
A ideia é colocada em prática por meio do programa Portas Abertas, em que os clientes podem conferir com os próprios olhos o processo de produção dos lanches, comprovando a qualidade e a segurança utilizada nos preparos.
Higiene
Outra prática do Mc Donald’s é que, ao montar os sanduíches, os funcionários não utilizam luva. No lugar disso, eles lavam as mãos a cada 30 minutos.
A medida visa assegurar maior higiene do que se utilizassem algo nas mãos.
Montagem na hora
Os sanduíches da famosa lanchonete começam a ser preparados somente quando os pedidos são feitos.
O pedido é transmitido em uma tela e, a partir daí, começa a ser feito, com a maior agilidade possível.
Padronização do tempo do Big Mac
Embora os demais produtos possam ter uma variação de tempo em seu preparo, o carro-chefe da rede de fast food tem tempo padronizado.
Assim, o Big Mac é elaborado em 32 segundos.
Validade do sanduíche
Um dos maiores rumores sobre os lanches do Mc Donald’s está relacionado à validade de seus sanduíches. E, pelo menos desta vez, o rumor é verdade.
Após sair da chapa, os hambúrgueres da rede podem ficar por 15 minutos na estação de montagem, tempo este que é contabilizado em cronômetro!
Caso não sejam utilizados até este período, a carne é doada para ONGs relacionadas à alimentação.
O pedido chega voando!
A expressão não é um exagero em determinados lugares.
Em uma loja localizada no Paraíso (SP), a entrega é realmente feita “voando”: a sacola de papel é fixada em uma estrutura e um botão é acionado, entregando rapidamente o pedido.
Prato brasileiro no Mc Donald’s
Nem só de sanduíches vive o homem!
Na cozinha do restaurante tem panelas de arroz, feijão, proteína, saladas e frutas. Aos domingos tem até feijoada.
Os alimentos, selecionados por uma equipe de nutricionistas, são oferecidos aos funcionários da rede.