INSS tem NOVA LEI: você PRECISA DESSA DOCUMENTAÇÃO para FUGIR DA FILA

Com as novas regras do INSS, os documentos exigidos também mudaram. Fique de olho para fugir da fila!

Se você acompanha as notícias, deve saber que o INSS sofreu algumas mudanças. Por isso, é essencial estar sempre atualizado!

A partir de agora, se você não quer ficar horas na fila, é necessário apresentar uma documentação específica.

Por isso, continue a leitura e saiba agora todos os documentos que você vai precisar!

Se voce cometer estes ERROS pode PERDER seu beneficio do INSS
Reprodução: Imagem

Conheça agora a nova lei do INSS e os documentos necessários

Com a implementação da reforma da Previdência Social, também tiveram algumas mudanças em relação à documentação exigida, principalmente quando se trata de aposentadoria rural.

Portanto, se você está em vias de se aposentar ainda em 2023, é essencial ficar por dentro dos requisitos necessários e de tudo e o que terá que apresentar no momento de solicitar sua aposentadoria.

Ao separar toda a documentação, você evita ficar horas na fila, agilizando assim seu atendimento. Além de correr o risco de não conseguir finalizar o processo por falta de algum documento.

Apenas lembrando que no caso específico da aposentadoria rural, é um benefício concedido a trabalhadores rurais, desde que atendam aos critérios de tempo de contribuição e idade.

Uma das mudanças refere-se à idade, uma vez que é possível combinar a aposentadoria por idade de quem trabalha na cidade, bem como na área rural, desde que o trabalho tenha sido em épocas distintas.

Diferentemente de outras aposentadorias, não é obrigatório ao trabalhador rural ter contribuído para o INSS, entretanto, é exigido que ele comprove a atividade rural.

Confira então alguns dos documentos que devem ser apresentados para solicitar a aposentadoria rural:

  • Documento de identificação com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • No caso de vínculo empregatício, a carteira de trabalho;
  • Para os segurados especiais, que são aqueles que exercem sua atividade de forma individual ou em sistema de economia familiar, a autodeclaração é exigida;
  • Cadastro de associado do Sindicato de Trabalhadores Rurais;
  • Comprovação da atividade rural.

Muitas vezes, podem ser exigidos outros documentos que atestem o trabalho rural, como registro no INCRA, contrato de arrendamento, imposto de renda, comprovante de pagamento do ITR – Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural, entre outros.

Para saber a lista completa da documentação, basta acessar o site do INSS. E se mesmo assim, você ainda tiver dúvidas sobre como requerer a aposentadoria rural, a recomendação é contar com um auxílio de um advogado especialista na área.

Como entrar com o pedido de aposentadoria rural?

O processo é muito simples, sendo feito 100% online, através do site ou aplicativo Meu INSS. Veja como funciona:

  • Acesse o site ou o app, fazendo o login e inserindo a senha;
  • Selecione a opção “Novo Pedido”;
  • Em seguida, digite “Aposentadoria rural”;
  • Marque o benefício;
  • Preencha os campos solicitados.

É possível também dar entrada no pedido de aposentadoria rural por meio do telefone 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Você também pode usar o portal do INSS para consultar o andamento do seu pedido, inclusive para saber se ainda falta algum documento ou existe uma pendência.

Só ressaltando que a aposentadoria rural é concedida aos trabalhadores que exercem atividades rurais, seja como autônomo ou em regime CLT.

você pode gostar também