5 fatores indispensáveis para ranquear o seu site no Google
Aparecer nas primeiras colocações das páginas de pesquisas não é um trabalho fácil, e muitas empresas contratam agências de SEO para fazer este tipo de serviço, pois é preciso conhecer e entender como o algoritmo do Google funciona e utilizar diferentes técnicas de SEO para que o seu site ranqueie melhor.
Neste artigo, vamos explicar o que são técnicas de SEO e apresentaremos fatores essenciais para que o seu site receba uma melhor posição nos mecanismos de busca.
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Fatores de ranqueamento do Google
O SEO (Search Engine Optimization) envolve diferentes estratégias que facilitam a leitura dos conteúdos do seu site pelos buscadores. Com isso, as páginas têm mais potencial para ranquear melhor nos resultados de buscadores como o Google e o Bing, melhorando o posicionamento no tráfego orgânico.
Nas páginas de busca, muitos usuários fazem pesquisas utilizando palavras-chaves, que podem ter diferentes intenções. O trabalho do algoritmo é analisar todas as páginas indexadas que usam aquela palavra-chave e escolher quais conteúdos são relevantes para a pesquisa do usuário.
O Google tem mais de 200 fatores de ranqueamento, mas você sabe quais são os mais importantes para aumentar o número de tráfego orgânico em seu site? Confira abaixo!
1 – Velocidade da página
A velocidade de carregamento é um dos principais fatores de ranqueamento para sites. O Google procura sempre aprimorar a experiência do usuário, assim, ele priorizará os sites que carregam mais rápido.
O Page Speed Insights e o Test My Site são ferramentas gratuitas que servem para medir a velocidade da sua página, este último para versões mobile. Se o tempo de resposta for acima de 3 segundos, procure fazer otimizações em imagens e na programação.
2 – Otimização de conteúdo
O algoritmo dos mecanismos de busca se baseia em palavras-chave, que são frases e palavras que os usuários digitam ou falam quando procuram informações. O conteúdo de seu site ou blog deve estar centrado nelas.
É importante incluir não somente as palavras-chave, mas também os termos relacionados às pesquisas do usuário. A construção de conteúdo que inclui palavras-chave e termos complementares ajuda o Google a identificar quais resultados devem ser exibidos referente ao assunto que o usuário pesquisa.
Por exemplo, você identificou o termo “tecido jeans para roupas” e gostaria de classificar o conteúdo de sua loja de roupas no Google para ele. Antes de escrever, é importante saber para quem será o conteúdo da página: se uma fábrica ou um consumidor final.
As chances de uma confecção procurar por esse contexto é maior do que um consumidor final, então criar um conteúdo utilizando essa palavra-chave pode não atender às suas necessidades e, por isso, você não vai ranquear.
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3 – Palavra-chave no título
É importante que a palavra-chave esteja no título do conteúdo, pois é o lugar onde os mecanismos de busca procura primeiro para eleger se o conteúdo é o mais adequado para a pesquisa. Não esqueça de classificar os conteúdos dentro do texto usando heading tags, isso ajuda os mecanismos a classificar o seu conteúdo entre as primeiras posições, além de serem agradáveis ao buscador e aos leitores.
Seja persuasivo e criativo na sua meta-descrição, para atrair e envolver os leitores, e não esqueça de incluir a palavra-chave nela.
4 – Palavras-chaves de cauda longa
Os termos de cauda longa são palavras-chave menos concorridas e, consequentemente, mais fáceis de ranquear nos buscadores, além de gerar um tráfego mais qualificado. Palavras-chave de cauda longa são termos específicos que o usuário procura nas páginas de pesquisas.
Invista primeiro nos termos menos disputados, para depois partir para palavras-chave de maior competitividade.
5 – Links
Utilizar links internos e externos nos conteúdos é uma forma de tornar sua página valiosa para o Google e os visitantes. Ao fazer links para outros conteúdos dentro de seu site, você permite que o leitor encontre uma outra página sua, fazendo com que elas apareçam em melhores posições nos sites de pesquisa.
Já os links externos referenciam conteúdos que estão fora do seu site ou blog. Eles agregam mais valor e credibilidade ao texto, então, certifique-se de linkar fontes confiáveis e que possuam autoridade no assunto.
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Agora é a hora de otimizar o seu site ou blog usando as nossas dicas para melhorar o posicionamento da sua marca no Google. Escreva nos comentários se você já utilizou alguma destas estratégias de SEO e quais ainda não conhecia.