Conheça AGORA todos os serviços do Banco Central para VOCÊ! Tem de tudo!
O Banco Central oferece inúmeros serviços para o cidadão brasileiro. Confira quais são.
O Banco Central do Brasil (BCB) é o órgão responsável pela política monetária, cambial e de crédito do Brasil. É também o responsável pela emissão da moeda nacional, o real. O Banco Central, em muitos países, incluindo o Brasil, é a autoridade responsável pela supervisão e regulamentação do sistema financeiro e pela implementação das políticas monetárias e cambiais. Como tal, ele oferece uma série de serviços e desempenha diversas funções cruciais para a estabilidade financeira e econômica do país.
Alguns dos principais serviços e funções prestados pelo Banco Central incluem:
Para o cidadão
Sistema de valores a receber: Verifique se possui fundos esquecidos em instituições bancárias.
Reclamação contra bancos: Apresente reclamações referentes a serviços prestados por bancos e outras entidades financeiras.
Encontre uma instituição: Encontre instituições que obtiveram autorização do Banco Central para operar.
Calculadora do cidadão: Utilize as ferramentas do Banco Central para realizar cálculos financeiros que simplifiquem o seu cotidiano.
Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR): Consulte o estado de suas dívidas com bancos e empresas financeiras, incluindo as pendentes e as quitadas.
Pedido de informação ao BC: Esclareça suas dúvidas a respeito do Banco Central e do sistema financeiro.
Perguntas e respostas: Acesse respostas para perguntas comuns relacionadas ao Banco Central e ao sistema financeiro.
Relatórios de contas e relacionamentos (CCS): Identifique a lista de bancos com os quais você manteve ou mantém relacionamentos financeiros.
Para a instituição supervisionada
Correspondência Eletrônica do Banco Central (BC Correio): Canal oficial de comunicação entre o Banco Central, o Sistema Financeiro Nacional (SFN), órgãos governamentais e outras instituições participantes do Sistema de Informações do Banco Central (Sisbacen).
Pesquisa de Regulamentações: Acesso a atos normativos e comunicados emitidos pelo Banco Central do Brasil e pelo Conselho Monetário Nacional.
Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro (CCS): Registro das relações entre instituições financeiras, outras entidades autorizadas pelo Banco Central (BC) e seus clientes, incluindo representantes com titularidade em contas ou ativos financeiros.
Levantamento de Informações Desig: Lista das captações sob a responsabilidade da área de Desig e os correspondentes endereços de e-mail corporativos.
Certificado de Autorização para Funcionamento: Exibe o status atual de uma instituição supervisionada na data da emissão do certificado.
Certificado Negativo de Administração: Comprova a ausência de gestão de instituições financeiras em processo de liquidação.
Certificação Digital: Links para os certificados digitais dos sites do Banco Central e sua Autoridade Certificadora interna.
Consulta Pública: Possibilidade de contribuir para o desenvolvimento do Sistema Financeiro por meio da apresentação de opiniões.
Comunicação Eletrônica de Dados: Padrões técnicos do Banco Central para a troca de arquivos e mensagens na Rede do Sistema Financeiro Nacional (RSFN).
Monitoramento de Remessas de Documentos (MRD): Acompanhamento do envio e da qualidade das informações solicitadas pelo Banco Central.
Divulgação de Dados Abertos do Sistema Financeiro Nacional: Informações fornecidas pelas instituições financeiras em formato de dados abertos para acesso público.
Diário Eletrônico: Publicação de atos administrativos relativos a processos administrativos sancionadores iniciados pelo Banco Central.
Gerenciamento Financeiro (SIGEF): Emissão de boletos bancários para pagamentos destinados ao Banco Central do Brasil.
IF.data: Divulgação trimestral de informações contábeis, de capital, de crédito e de câmbio das instituições financeiras.
Padrões de Documentação e Regulamentação: Especificações e regulamentações dos documentos exigidos pelo Banco Central.
Manuais do Banco Central: Acesso aos manuais de diversos sistemas utilizados pelo Banco Central.
Mapa de Composição de Capital (MCC): Detalhamento da participação de investidores nacionais e estrangeiros no capital de instituições supervisionadas.
Prazos para Envio de Documentos Não Contábeis: Prazos-limite para a entrega de documentos não contábeis referentes ao ano atual e ao anterior.
Sistema de Registro de Demandas do Cidadão: Plataforma usada pelas instituições financeiras para responder a reclamações e denúncias registradas por cidadãos.
Sistema de Informações do Banco Central (Sisbacen): Conjunto de sistemas e recursos de TI utilizados pelo Banco Central para apoiar e conduzir processos de trabalho.
Sistema de Judiciário Bancário (SISBAJUD): Ordens judiciais eletrônicas emitidas pelo Poder Judiciário para instituições financeiras e entidades autorizadas a operar pelo Banco Central.
Sistema COSIF – Documentação Contábil Consolidada das Instituições do SFN: Acesso ao Sistema COSIF para consulta de documentos contábeis.
Sistema de Informações de Crédito (SCR): Informações sobre operações de crédito, avais e garantias prestados, bem como limites de crédito concedidos por instituições financeiras a pessoas físicas e jurídicas no país.
Sistema de Transferência de Arquivos (STA): Facilita a troca segura de arquivos com o Banco Central do Brasil.
Sistema Integrado de Suporte e Comunicação de Supervisão (APS-Siscom): Ferramenta de comunicação entre o Banco Central e as entidades supervisionadas para fins de supervisão.
Sistema de Limites: Armazena os demonstrativos de apuração de limites operacionais, riscos de liquidez e risco de mercado das instituições financeiras.
Unicad: Cadastro de informações sobre entidades autorizadas, regulamentadas, supervisionadas ou de interesse do Banco Central.