BATE BOCA entre ENTREGADORES e CLIENTES: saiba quais são os seus direitos
Muitos abusos relacionados aos entregadores foram identificados. Saiba quais foram.
O deputado federal André Janones anunciou a intenção de elaborar um projeto de lei destinado a sancionar atos de ameaça e violência direcionados a entregadores de aplicativos e outros prestadores de serviços. De acordo com o parlamentar, a legislação será batizada com o nome do jornalista esportivo Rica Perrone, que se tornou o centro de uma controvérsia ao admitir que arremessou um lanche contra um entregador.
Projeto de Lei
Rica Perrone fez tal declaração durante uma entrevista concedida ao podcast “O Poder nos Bastidores”. Ele relatou o incidente em que se recusou a buscar sua encomenda na portaria do edifício devido ao trabalho em andamento e, posteriormente, confessou ter lançado o lanche no entregador em resposta a um palavrão proferido por este durante a entrega.
A ação do jornalista provocou fortes críticas nas plataformas de mídia social e reacendeu o debate sobre a obrigatoriedade, ou não, dos entregadores subirem ao andar do cliente para realizar a entrega na porta.
Por outro lado, o deputado André Janones revelou que estava trabalhando em um projeto de lei que categoriza ameaças dirigidas a trabalhadores durante sua jornada de trabalho. Ele decidiu nomear o projeto em homenagem a Rica Perrone e declarou em suas redes sociais: “Ainda esta semana, vou apresentar o projeto ‘Rica Perrone’, que tem como objetivo punir de forma exemplar todas as ameaças e agressões contra entregadores e outros prestadores de serviços”.
Bate boca com juiza
Outro caso semelhante foi uma troca de mensagens entre o proprietário de uma pizzaria e uma cliente que tornou-se viral nas redes sociais e reacendeu o debate sobre a necessidade de os entregadores subirem até os apartamentos dos clientes para realizar entregas de pedidos.
O vídeo exibe um print da conversa, na qual a cliente inicialmente expressa sua insatisfação com a demora na entrega do seu pedido: “Isso é um absurdo! Diga ao entregador para subir, meu apartamento é o número 25.” O dono da pizzaria responde explicando que seu funcionário não subirá para fazer a entrega e questiona se a cliente tem alguma restrição de saúde que a impeça de descer os andares do prédio.
Ele continuou afirmando que não iria pedir para o entregador subir até o apartamento. Pois ele conheço prédio, e sabia que o apartamento fica no quarto andar. Ele perguntoun se a cliente queria que o entregador subisse quatro lances de escada. Ele encerrou afirmando que o funcionário era entregador, e não garçom.
Em resposta, a cliente pergunta se ele sabe com quem está falando, revelando ser uma juíza. O dono da pizzaria então responde de forma enfática, afirmando que é perturbado e que sua pizzaria se chama “Pizzaria do Perturbado”, deixando claro que não cederá às exigências da cliente. Ele conclui sugerindo que ela cancele o pedido, se assim preferir.
Muitos internautas acreditam que a conversa poderia ser parte de alguma estratégia de marketing. No entanto, outros levaram a sério e expressaram suas opiniões sobre a prática de clientes exigirem que os entregadores subam até seus apartamentos para as entregas. Alguns elogiaram a postura do dono da pizzaria, considerando-a assertiva e corajosa diante de demandas consideradas inadequadas.
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