BATE BOCA entre ENTREGADORES e CLIENTES: saiba quais são os seus direitos

Muitos abusos relacionados aos entregadores foram identificados. Saiba quais foram.

O deputado federal André Janones anunciou a intenção de elaborar um projeto de lei destinado a sancionar atos de ameaça e violência direcionados a entregadores de aplicativos e outros prestadores de serviços. De acordo com o parlamentar, a legislação será batizada com o nome do jornalista esportivo Rica Perrone, que se tornou o centro de uma controvérsia ao admitir que arremessou um lanche contra um entregador.

BATE BOCA entre ENTREGADORES e CLIENTEs
Imagem: Reprodução

Projeto de Lei

Rica Perrone fez tal declaração durante uma entrevista concedida ao podcast “O Poder nos Bastidores”. Ele relatou o incidente em que se recusou a buscar sua encomenda na portaria do edifício devido ao trabalho em andamento e, posteriormente, confessou ter lançado o lanche no entregador em resposta a um palavrão proferido por este durante a entrega.

A ação do jornalista provocou fortes críticas nas plataformas de mídia social e reacendeu o debate sobre a obrigatoriedade, ou não, dos entregadores subirem ao andar do cliente para realizar a entrega na porta.

Por outro lado, o deputado André Janones revelou que estava trabalhando em um projeto de lei que categoriza ameaças dirigidas a trabalhadores durante sua jornada de trabalho. Ele decidiu nomear o projeto em homenagem a Rica Perrone e declarou em suas redes sociais: “Ainda esta semana, vou apresentar o projeto ‘Rica Perrone’, que tem como objetivo punir de forma exemplar todas as ameaças e agressões contra entregadores e outros prestadores de serviços”.

Bate boca com juiza

Outro caso semelhante foi uma troca de mensagens entre o proprietário de uma pizzaria e uma cliente que tornou-se viral nas redes sociais e reacendeu o debate sobre a necessidade de os entregadores subirem até os apartamentos dos clientes para realizar entregas de pedidos.

O vídeo exibe um print da conversa, na qual a cliente inicialmente expressa sua insatisfação com a demora na entrega do seu pedido: “Isso é um absurdo! Diga ao entregador para subir, meu apartamento é o número 25.” O dono da pizzaria responde explicando que seu funcionário não subirá para fazer a entrega e questiona se a cliente tem alguma restrição de saúde que a impeça de descer os andares do prédio.

Ele continuou afirmando que não iria pedir para o entregador subir até o apartamento. Pois ele conheço prédio, e sabia que o apartamento fica no quarto andar. Ele perguntoun se a cliente queria que o entregador subisse quatro lances de escada. Ele encerrou afirmando que o funcionário era entregador, e não garçom.

Em resposta, a cliente pergunta se ele sabe com quem está falando, revelando ser uma juíza. O dono da pizzaria então responde de forma enfática, afirmando que é perturbado e que sua pizzaria se chama “Pizzaria do Perturbado”, deixando claro que não cederá às exigências da cliente. Ele conclui sugerindo que ela cancele o pedido, se assim preferir.

Muitos internautas acreditam que a conversa poderia ser parte de alguma estratégia de marketing. No entanto, outros levaram a sério e expressaram suas opiniões sobre a prática de clientes exigirem que os entregadores subam até seus apartamentos para as entregas. Alguns elogiaram a postura do dono da pizzaria, considerando-a assertiva e corajosa diante de demandas consideradas inadequadas.

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