Benefício ESPECIAL do INSS está em jogo: veja se VOCÊ tem direito

Nova versão de benefício tem causado alvoroço entre algumas pessoas; veja se você pode obtê-lo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com seu Benefício de Prestação Continuada (BPC), tem buscado melhorar a vida das pessoas, ainda que algumas vezes isso aconteça através de algumas ações complicadas.

Com uma grande defasagem de membros, tem sido recorrente a abertura de novos concursos para o órgão. No próximo concurso, por exemplo, está prevista a contratação de 7 mil pessoas, a princípio.

desenho de colagem de pessoas

Benefício tem feito a diferença na vida de pessoas. Reprodução: Free Pik

Desta vez, os beneficiados por mais uma boa atitude do órgão serão os que possuem alguma deficiência moderada ou grave, além de receberem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A vantagem da vez é o Auxílio-Inclusão, mais uma das inúmeras ratificações. Previsto na lei 13.146/2015, diretamente do Estatuto PCD.

Este benefício tem o valor de meio salário mínimo, que representa o total de R$ 660,00. Isso faz com que milhões de pessoas possam receber tal ratificação.

Para estar apto e receber, é necessário atender alguns requisitos básicos. Não ter recebido o BPC nos 5 anos anteriores ao exercício da atividade remunerada, grau de deficiência moderada ou grave e também não estar presente em qualquer outra ratificação do INSS.

O Benefício de Prestação Continuada é válido apenas quando a pessoa está sem trabalhar, porém, se ela voltar ao mercado, ele se torna suspenso. Se a pessoa for desligada da empresa, ela poderá retomar o seguro.

Se este for o seu caso, é necessário entrar em contato com o INSS, através do aplicativo “Meu INSS” e clicar em ‘solicitar emissão de pagamento não recebido’.

Após isso, a pessoa deverá ir em opção B, clicando em “o benefício assistencial está suspenso por inclusão no mercado de trabalho”.

O BPC é destinado para aquelas pessoas que mais necessitam de assistência no momento, estando disponível na condição de 1 salário mínimo, mas fazendo com que seus beneficiários não obtenham mais nenhuma vantagem, sem direito a um 13º salário, ao contrário do que é dado aos segurados do órgão federal.

Esses benefícios ajudam diversos brasileiros, principalmente aqueles que estão com grandes problemas e não conseguem se inserir no mercado de trabalho, podendo inclusive incluir deficientes moderados e graves, como no caso do auxílio-inclusão.

Essa ratificação é importantíssima, ainda mais em um período de escassez financeira em boa parte da população, em que o desemprego, apesar de estar em queda, ainda assola boa parte dos brasileiros.

Idosos podem contar com versão do benefício

O BPC, um dos benefícios mais conhecidos, também é utilizado por aqueles que não conseguem completar os anos de contribuição suficientes para se aposentarem, sendo inclusive o único meio de subsistência de algumas pessoas.

Quando uma pessoa chega aos 65 anos e não possui a quantidade suficiente contribuindo (20 anos para homens e 15 para mulheres), tal situação faz com que ela só possa recorrer ao BPC para poder obter um salário mínimo mensal, de modo que não vá receber nenhuma outra gratificação, além de não ter direito a auxílio-doença e outros benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social.

você pode gostar também