CARTÕES DE CRÉDITO ESTÃO EXPLODINDO! Alerta geral é emitido

As pessoas nunca usaram tanto o cartão de crédito como nos últimos tempos. Mas um alerta geral é emitido e todos devem saber!

Com a explosão no uso de cartões de crédito em todo o país, ao invés de ser um aliado, pode se transformar em uma enorme dor de cabeça.

Por isso, um alerta geral acaba de ser emitido e toda a população precisa saber agora!

Continue a leitura e entenda em detalhes esse comunicado tão importante.

Aprenda como BARATEAR a divida do Cartao de Credito
Reprodução: Imagem

Saiba tudo sobre o alerta geral para quem usa cartão de crédito

O Serasa acaba de emitir um alerta geral voltado principalmente para quem usa cartão de crédito e não está em dia com os pagamentos das faturas.

É claro que o cartão de crédito pode ser um ótimo aliado, desde que usado com parcimônia e responsabilidade, caso contrário, pode levar a dívidas impagáveis.

Além da questão da dívida, que pode se transformar em uma bola de neve, o novo alerta do Serasa refere-se ao risco da penhora de bens, a fim de garantir a quitação dos valores não pagos.

Obviamente que até chegar ao ponto de um processo judicial, as instituições financeiras e administradoras dos cartões tentam chegar em um acordo com os clientes devedores.

Contudo, em situações em que todas as tentativas foram esgotadas, um recurso que estão adotando é entrar na Justiça com o pedido de penhora.

Isso mostra a importância de fazer um bom planejamento financeiro e evitar ao máximo o endividamento nos cartões de crédito, afinal, os juros são altíssimos.

Conheça as consequências jurídicas para os inadimplentes

Muitos consumidores não sabem, mas a inadimplência nos cartões de crédito não se limita apenas no acúmulo da dívida. Existem também sérias consequências jurídicas!

Por isso, se você está com uma dívida no cartão e até o momento não entrou em acordo com o banco, tome muito cuidado.

Geralmente, a primeira medida é enviar uma notificação extrajudicial, que informa a respeito da falta de pagamento e um prazo para regularização.

Caso a dívida não seja quitada, o credor pode requerer o registro do nome do devedor junto ao Serasa e SPC. Lembrando que, com o nome sujo, a pessoa é impedida de pedir empréstimos e ter acesso a vários serviços.

Em seguida, se o pagamento não for feito, o credor pode entrar com um processo na Justiça exigindo a quitação, e em algumas situações, até as contas bancárias podem ser bloqueadas.

Como mencionado acima, o próximo passo é a solicitação de penhora dos bens do devedor, a fim de garantir o recebimento do valor.

E não pense que para por aí! Se por um acaso o devedor não tiver dinheiro suficiente na conta, os bens que foram penhorados podem ir a leilão, e dependendo do valor, há o risco de perder um carro, um imóvel, etc.

Para piorar ainda mais a situação, o credor ainda pode cobrar judicialmente os juros, tornando a dívida ainda maior.

O ideal é não chegar a esses extremos, e tentar negociar o quanto antes a dívida com o banco, pois muitas vezes oferecem boas condições de pagamento.

Diante de todas essas consequências jurídicas, isso mostra a relevância de usar o cartão de crédito com responsabilidade e ter total controle sobre os seus gastos financeiros.

você pode gostar também