Como nomear um negócio e fazer a melhor primeira impressão

Acredite ou não, algumas das marcas mais emblemáticas já usaram nomes diferentes, e é difícil imaginar essas empresas se tornarem tão conhecidas quanto agora se tivessem mantido com seus apelidos originais.

Em 1996, Larry Page e Sergey Brin chamaram seu motor de busca inicial de BackRub — nomeado por sua análise dos backlinks da web, antes de chegar ao “Google” por acidente. A Netflix foi fundada como um serviço de entrega de DVD chamado Qwikster, mas clientes e investidores não gostaram do nome. Em 2018, os Vigilantes do Peso se rebatizaram como WW na tentativa de se dissociar das conotações negativas da dieta intensiva.

Nomear um negócio pode parecer trivial, mas tem muito peso. Um ótimo nome de empresa deve refletir a identidade e os objetivos da sua empresa. Alterar o nome da sua empresa é complicado e caro: você deve notificar a Receita Federal, solicitar um novo CNPJ e alterar licenças e permissões. Idealmente, o nome da sua empresa deve ser para sempre.

Leva de cinco a sete impressões para que as pessoas se lembrem de uma marca, mas leva apenas sete segundos para que as pessoas formem uma impressão de sua marca, produto e tudo relacionado a ele como o próprio código de barras GTIN.

Ter uma marca memorável e cativante que evoque as associações corretas a ajudará a aderir — e o reconhecimento da marca tem enormes implicações em seus resultados. Aqui estão algumas estratégias para escolher um nome de empresa com sabedoria.

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Por que o nome da sua empresa é importante

O nome da sua empresa define o tom do que os clientes podem esperar de você. Também determina a facilidade com que os clientes existentes e potenciais podem reconhecer sua marca.

É a primeira coisa que os clientes veem

O nome da sua empresa molda sua primeira impressão em clientes em potencial (e investidores). Ele será o título dos seus anúncios e fará parte do seu nome de domínio. Como tal, deve ser amigável aos motores de busca. Escolher um nome muito semelhante ao de um concorrente ou que seja difícil de pronunciar prejudicará sua descoberta online.

Nomes como ‘Zappos’, ‘Yahoo’ e ’Google‘ são cativantes, mas sem sentido, então custam mais dinheiro para a marca. No entanto, nomes intrigantes tendem a ser mais memoráveis.

Resume tudo sobre o seu negócio

Idealmente, sua marca transmite quais produtos você oferece e o propósito geral de sua marca. Pense nas palavras que você usaria para descrever o produto, o nível de atendimento ao cliente e a atmosfera (se você operar instalações físicas).

Por exemplo, a Burrow é uma empresa de móveis especializada em sofás modulares personalizados. O nome da empresa tem um duplo significado — isso implica que os itens de móveis são tão confortáveis que você quer fazê-los, mas você também pode usá-los para criar seu próprio móvel aconchegante.

É a sua posição única no seu ramo

Um nome de negócio cativante o diferencia da concorrência. O nome deve denotar confiança, autoridade e experiência dentro do seu setor. Não escolha um nome que possa ser limitante à medida que sua empresa cresce. 

Por exemplo, a Apple abandonou parte de seu apelido original (Apple Computers) para refletir suas ofertas diversificadas de produtos à medida que o negócio crescia., enquanto a Amazon abandonou seu nome comercial inicial “Cadabra” depois que foi mal-entendido como “cadáver”.

Tipos de nomes comerciais

Os empreendedores geralmente adotam uma das cinco abordagens para nomear sua empresa. Sua abordagem ideal depende da identidade da sua marca, indústria e público-alvo.

Nomes descritivos.

Nomes descritivos especificam o produto ou serviço e são ideais para posicionar uma marca claramente. Embora esses nomes tendam a ser funcionais e utilitários, eles são menos suscetíveis a interpretações errôneas.

Embora possa ser difícil transmitir narrativas e personalidade com um nome descritivo, as empresas que entram em um novo mercado podem se beneficiar disso. No entanto, observe que pode ser difícil marcar empresas com nomes que contenham palavras reais.

Nomes sugestivos

Marcas emotivas evocam sentimentos específicos que surgem quando um cliente usa seu produto ou serviço. Nomes sugestivos usam conotações (a ideia ou sentimento que um mundo invoca) para transmitir a experiência da marca.

Nomes de negócios criativos são ótimos para empresas que representam mais do que apenas os produtos ou serviços que oferecem. Digamos que você tenha uma livraria independente e queira construir uma comunidade de escritores indianos. Escolha um nome que evoque as aspirações da sua marca, mesmo que você ainda não esteja lá.

Nomes sugestivos são geralmente mais fáceis de marcar do que nomes descritivos por causa de sua originalidade.

Nomes arbitrários

Muitas marcas inventadas vêm do latim, grego ou outras palavras raiz estrangeiras modificadas para incorporar a personalidade da marca. São nomes divertidos e memoráveis que não têm referência direta às operações reais de uma empresa, mas com repetição suficiente, os clientes aprenderão a associar o nome a um produto específico.

Siglas/inicialismos

As siglas tendem a ser usadas para encurtar nomes excessivamente longos que, de outra forma, seriam difíceis de serem lembrados pelos clientes, como BMW (abreviação de Berlin Motor Works). No entanto, as siglas carecem de significado, emoção e imagens.

Eles são difíceis para o público lembrar e ainda mais difíceis de registrar. No entanto, algumas das maiores marcas do mundo são siglas contendo uma série não relacionada de letras maiúsculas.

As empresas geralmente usam siglas por necessidade — uma fusão ou mudança que força a empresa a mudar seu nome, mas quer preservar sua herança — mas não é recomendada para um negócio de comércio eletrônico.

Nomes baseados em outros idiomas

Algumas empresas usam palavras de outros idiomas e escrevem em suas conotações.

Por exemplo, a Uber deriva da palavra alemã que significa “acima de tudo”. O nome funciona porque a empresa foi fundada como uma alternativa melhor para sinalizar um táxi na rua, permitindo que os usuários convoquem um passeio usando seus telefones celulares.

Yoshinoya, a cadeia global de restaurantes japoneses, consiste em três palavras japonesas que significam “sorte”, “campo” e “casa” e é derivado de “Yoshino”, o nome da cidade natal do proprietário.

Conclusão

Chegamos ao fim do texto sobre como nomear um negócio e fazer a melhor primeira impressão. Escolha um nome que tenha a ver com a sua marca e que seja de fácil compreensão para o seu público. Nunca se esqueça que os melhores nomes são os mais simples possíveis.

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