Comprar a totalidade de uma empresa ou apenas parte dela?
Neste texto vamos falar sobre como comprar a totalidade de uma empresa ou apenas parte dela. As operações de aquisições de sociedades ocorrem quando uma empresa compra uma participação em outra, normalmente de menor tamanho. Essa aquisição pode ser total ou parcial, majoritária ou minoritária.
Quando a compra da participação for total, a companhia adquirida pode ser extinta e completamente integrada na adquirente. Ou, ainda, pode operar de forma independente, com maior ou menor grau de integração.
Confira neste artigo porque a compra total ou majoritária pode ser a melhor opção quando se trata de compra de empresa em funcionamento, no caso de uma aquisição estratégica.
Continue lendo para saber como comprar a totalidade de uma empresa ou apenas parte dela.
Objetivo da transação
Ao focar no objetivo da compra de uma empresa, você consegue planejar e obter a melhor estratégia individual para seu propósito de atuação no mercado, gerando assim mais valor tanto à sua companhia quanto para a empresa adquirida.
Caso queira uma aquisição para expansão, é recomendável buscar uma companhia que venda o mesmo produto ou serviço que o seu, mas para públicos distintos. Por exemplo, em regiões diferentes para expandir a base de clientes.
Se o foco de aquisição for complementar o negócio, busque empresas com produtos e serviços que integrem a sua cadeia, na mesma base de clientes.
Já a aquisição para concentração de mercado tem o objetivo de diminuir o nível de concorrência na região de atuação das duas companhias. Essa dica não poderi faltar em um texto sobre comprar a totalidade de uma empresa ou apenas parte dela.
Vantagens de comprar
Algumas vantagens para comprar a participação total ou majoritária de uma empresa em funcionamento são: sinergias decorrentes da aquisição, crescimento para obter economia de escala, diversificação geográfica e de mercado, redução de custos após comprar uma empresa e consolidação do mercado.
Também são benefícios que podem ser colhidos: acesso a ativos únicos como capital humano e know how, acesso a canais de distribuição, redução da concorrência, oportunidade de comprar uma empresa por valor competitivo, aquisição de tecnologias ou patentes, entre outras.
Sinergias
Essa é uma dica muito importante do texto sobre como comprar a totalidade de uma empresa ou apenas parte dela, por isso leia com muita atenção. As sinergias decorrentes da aquisição de uma empresa são classificadas como:
- Sinergias Financeiras – Empresas maiores costumam dispor de melhores condições de financiamento. Em um país com um mercado de crédito mais desenvolvido, pode melhorar o custo de financiamento da empresa adquirente.
- Sinergias de Distribuição – As grandes redes de varejo e distribuição (canais) costumam limitar o número de fornecedores. Portanto, fornecedores maiores conseguem acessar mais facilmente aos grandes varejistas e distribuidores.
- Sinergias Comerciais – Quando duas empresas tem acesso a canais e clientes diferentes, elas conseguem fazer venda cruzada.
- Sinergias Operacionais – A aquisição de uma empresa mais eficiente, ou com melhor tecnologia possibilita a incorporação de melhores práticas. A incorporação de uma empresa e o consequente aumento de tamanho pode implicar em economias de escala operacionais.
Existem ainda sinergias que podem ser capturadas nas áreas administrativa, de atendimento, de marketing e fiscal.
Adquirir a totalidade de uma empresa em funcionamento pode ser vantajoso e expandir mais o seu negócio. Para isso conte com a Capital Invest – M&A Advisors, que por meio de ampla experiência, conhecimento de diversos setores, e time fortemente motivado, presta um serviço de consultoria M&A específico para maximizar a relação retorno/risco de seu investimento na aquisição de uma empresa.
Agora que você já sabe como comprar a totalidade de uma empresa ou apenas parte dela, confira outras dicas no nosso blog.