MUDANÇA NO INSS: quem tem DIREITO a AUMENTO IMEDIATO no benefício?

Autarquia está aumentando benefício de algumas pessoas; veja se será contemplado

O INSS é uma das autarquias mais importantes do Brasil. O Instituto Nacional do Seguro Nacional é bastante valorizado pelo Governo Federal. Desta forma, o órgão tenta fazer com que seus beneficiários sejam cada vez mais valorizados.

E muito disso são as atitudes recentemente, sob a batuta do ministro Carlos Lupi, da Previdência Social. Com ele, a intenção do órgão é se humanizar cada vez mais e realizar um bom atendimento para as pessoas.

image 130
Lula Marques / Agência Brasil

Desta forma, o INSS está buscando cada vez mais se aproximar dos seus beneficiários e oferecendo vantagens enormes para a grande maioria deles.

Uma delas é que alguns beneficiários têm direito até mesmo a 25% a mais em seus benefícios. Esses em questão são os aposentados por invalidez, ou seja, que não tem mais condições de trabalhar.

Para conseguir esse benefício deve ser feita uma perícia médica bastante minuciosa, de modo que fique comprovada a incapacidade do pensionista de prover de suas atividades laborais.

É feita uma revisão periódica para avaliar a capacidade do segurado inválido de voltar a trabalhar, com apenas alguns podendo escapar disso: caso tenha 60 anos ou mais, se tiver mais de 55 anos e receber o benefício há mais de 15, e também se o segurado for diagnosticado com HIV/Aids.

Caso um beneficiário por invalidez necessite da assistência contínua de um cuidador, é possível solicitar um acréscimo de até 25% junto ao INSS. Isso também vale para uma busca por melhora na mobilidade, na higiene pessoal e também na alimentação.

Para conseguir isso, é necessário agendar uma perícia médica junto ao INSS, em locais pré-determinados. E com isso serão necessários documentos, laudos e exames que comprovem a necessidade de ajuda para o segurado inválido.

Muitas pessoas não têm noção deste benefício e acabam fazendo com que a vantagem acabe não sendo aproveitada da melhor forma.

INSS tenta se humanizar mais

A autarquia está tentando adotar um processo mais humanizado e fazer com que tudo possa acontecer da melhor forma para os seus pensionistas. Dessa forma, as coisas podem se tornar ainda mais fáceis, já que a expectativa é de fazer com que as filas sejam reduzidas até dezembro deste ano, segundo Carlos Lupi, ministro da Previdência Social.

“Nós, desde janeiro, estamos estudando a forma de fazer o enfrentamento dessa fila. E essa forma foi discutida com o Ministério da Gestão, o Ministério da Casa Civil. Foi um planejamento para que até dezembro desse ano a gente consiga enquadrar todos que têm espera em até 45 dias, que é o máximo que a lei permite”, declarou Lupi.

O ministro também explicou como são formadas as filas do INSS, de modo que com o atendimento presencial, elas possam ser desfeitas mais rapidamente.

“É bom a gente esclarecer à população que existem tipos de filas diferentes. São quase 16 tipos de filas. E é uma fila que vem de herança”, afirmou o político.

Com isso, é esperado que sejam contratados novos funcionários, isso após a realização de mais um concurso público do INSS. O último foi em 2022.

você pode gostar também