Isenção na CONTA DE ÁGUA: será que você tem DIREITO?
Os gastos com a conta de água podem pesar e muito o orçamento. Mas será que você tem direito à isenção na conta de água?
Milhares de pessoas esperavam há muito tempo por essa notícia, afinal, a conta de água pode impactar bastante o orçamento mensal das famílias.
Já está confirmada a isenção na conta de água. Agora só resta saber se você é um dos contemplados.
Por isso, continue a leitura e descubra agora!
Descubra se você tem direito à isenção de água
Sem dúvida, juntamente com a conta de luz e gás, a conta de água impacta diretamente o orçamento das famílias, e acabou de ser confirmada uma decisão inédita: a isenção na conta de água!
Gabriel Souza (MDB), vice-governador do Rio Grande do Sul, aprovou a isenção na tarifa de água para as famílias residentes nos municípios que foram afetados pelas últimas enchentes no Vale do Taquari. A medida vale por 30 dias, porém, quem é cadastrado na tarifa social, esse prazo é de 90 dias.
Foi um acordo estabelecido entre as prefeituras, Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPERS), Ministério Público estadual com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).
Além da isenção para a população mais atingida, ficou decidido que os moradores inadimplentes de Arroio do Melo, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado e Roca Sales não sofrerão com a interrupção do abastecimento de água.
Esse é um benefício que também tem a validade de 30 dias, incluindo tarifas já vencidas a partir do dia 4 de setembro.
Durante a assinatura do acordo, Gabriel Souza enfatizou a importância da colaboração entre as entidades, de forma a dar o apoio necessário às pessoas que perderam ou tiveram suas casas avariadas.
Existe a ideia de estender esse benefício para as contas de energia, diante da situação crítica dos moradores destas localidades.
De acordo com a Corsan, após o período inicial de 30 dias, será realizada uma nova avaliação. E se for constatada ainda a necessidade, o prazo poderá ser prorrogado.
O governo estima que cerca de 8 mil pessoas serão beneficiadas com a medida, incluindo também o comércio.
Uma medida que faz parte do acordo se refere ao cálculo do valor da conta de água, se baseando na média do consumo dos últimos 6 meses para quem reside nas sete cidades que foram beneficiadas com o acordo.
Sendo assim, famílias que ajudaram outras lavando roupas ou que receberam visitas em suas casas poderão se dirigir aos órgãos públicos, como prefeituras e Corsan, por exemplo, e requerer o ajuste na tarifa de água.
O vice-governador também declarou que será criado um escritório para poder agilizar a reconstrução das cidades do Vale do Taquari e emissão de documentos.
Outras cidades que foram beneficiadas com a isenção na conta de água
Além das cidades citadas acima, a Defensoria Pública atuou nas cidades de Muçum e Santa Tereza, uma vez que possuem serviço próprio de fornecimento de água.
Nessas cidades, a Defensoria firmou um acordo direto com as respectivas prefeituras solicitando a isenção do pagamento das tarifas.
Lembrando que ainda está em andamento negociações com a concessionária de energia elétrica, a RGE, com o intuito de isentar a população da conta de luz.