MULTINACIONAL anuncia GRAVE PREJUÍZO: operação no Brasil CORRE RISCO?

Após uma longa permanência de 47 anos no Brasil, o Carrefour acaba de anunciar uma notícia extremamente desfavorável.

O Carrefour é uma das lojas varejistas mais conhecidas do país, estando presentes nas cidades brasileiros há muitos anos. Porém, parece que a situação da gigante está complicada. O Carrefour acabou de apresentar os resultados financeiros do segundo semestre de 2023, e os números são alarmantes. A empresa varejista reportou perdas em comparação com o mesmo período do ano anterior e está operando no negativo.

MULTINACIONAL anuncia GRAVE PREJUIZO operacao no Brasil CORRE RISCO
Imagem: Divulgação/Carrefour

O que está acontecendo?

Conforme os dados referentes ao segundo trimestre de 2023, a companhia sofreu perdas superiores a R$200 milhões durante os meses de abril a junho deste ano. Esse valor representa um déficit em relação ao mesmo período em 2022, quando a empresa obteve um lucro líquido de R$ 690 milhões.

No entanto, o Carrefour comunicou que as vendas líquidas entre agosto do ano anterior e junho deste ano tiveram um aumento significativo, totalizando R$25,9 bilhões. Esse crescimento equivale a 8% em comparação com o mesmo período de 2022.

Um aspecto relevante a ser destacado é que a empresa de varejo finalizou com sucesso a transformação de todas as filiais da rede Big, somando um total de 129 estabelecimentos. Surpreendentemente, o grupo esperava que esse número fosse menor para o primeiro semestre de 2023. A expectativa era a conversão de apenas 124 unidades.

Sobre a Taxa Selic

O CEO do Carrefour Brasil, Stéphane Maquaire, falou sobre a taxa Selic, alegando que ela atrapalha o varejo no país. Em entrevista à CNN Brasil, ele afirmou que a taxa de 13,75% está afetando diretamente o consumidor, que está endividado e tem dificuldade para pagar as contas no final do mês.

No entanto, Maquaire afirmou que o Carrefour está oferecendo alternativas ao consumidor para melhorar essa situação, como o investimento em marcas próprias e preços de varejo. O Carrefour também está trabalhando para melhorar a experiência do cliente, oferecendo um atendimento mais personalizado e facilidades de pagamento.

Segundo Maquaire, essas medidas estão ajudando a manter o Carrefour competitivo no mercado e a atender às necessidades dos consumidores em um cenário de juros altos.

Sobre o Carrefour

O Carrefour, uma rede internacional de hipermercados originária da França em 1959, se estabeleceu no Brasil há 40 anos, em 1975, introduzindo o primeiro hipermercado do país, conforme informado no site da empresa. Ao longo do tempo, eles se tornaram o maior grupo varejista de alimentos do Brasil.

No entanto, recentemente, o país foi surpreendido com a notícia de que, após duas décadas de operação, o Carrefour se viu obrigado a encerrar as atividades de uma de suas unidades, sendo superado por uma rede concorrente.

De acordo com o portal O Tempo, o Carrefour fechou uma loja que estava presente no Shopping Del Rey há mais de 20 anos. Em maio deste ano (2023), foi anunciado o encerramento das operações nesse estabelecimento.

A loja do Carrefour será substituída por uma unidade da rede concorrente Grupo Supernosso, que é amplamente conhecida em Minas Gerais. A nova loja do Supernosso passou por investimentos de R$10 milhões em obras e agora ocupa uma área de cinco mil metros quadrados no Shopping Del Rey.

Vale ressaltar que essa é a 52ª loja do Grupo Supernosso, composta por 36 lojas próprias e 16 resultantes de uma parceria estabelecida com o Carrefour em 2019.

você pode gostar também