Como funciona o PIX no WhatsApp?

A ferramenta que caiu no gosto dos brasileiros traz mais uma novidade: sua utilização via WhatsApp!

O PIX é uma inovação que agradou a imensa maioria dos brasileiros. O serviço que agrega rapidez e simplicidade tem sido um grande adianto na rotina dos cidadãos do país.

Além de possibilitar transações financeiras, tal ferramenta planeja implementar outras funções, como débito automático e cartão de crédito. Contudo, algumas inovações já estão em vigor.

Veja mais detalhes a seguir.

image 221
WhatsApp poderá ser utilizado para o sistema de movimentação financeira instantânea – Foto: Mourizal Zativa via unsplash.com

A ferramenta PIX

O PIX foi implantado no Brasil pouco depois da explosão da pandemia, em novembro de 2020. Tal ferramenta possibilita pagamentos e recebimentos de forma quase instantânea.

Para tanto, é necessário ter uma chave, que pode ser gerada rapidamente de forma aleatória por meio do próprio sistema. Outras opções de chave são o CPF, celular ou e-mail do usuário.

O serviço, até então era oferecido em instituições financeiras, digitais ou não. Atualmente, no entanto, o interessado poderá fazer o PIX pelo aplicativo de mensagens WhatsApp.

PIX via WhatsApp

O WhatsApp é uma plataforma de troca de mensagens, em que o usuário pode se comunicar de forma escrita ou por áudio, além de chamadas de voz e vídeo.

Por ele também é possível o envio de várias extensões de documentos, como textos em Word ou PDF, além de fotos, vídeos e os chamados gifs, animados ou não.

Tal plataforma é uma verdadeira febre no Brasil e já faz parte do cotidiano da população, que a utiliza não somente para questões pessoais, como também até nas tarefas de trabalho.

Assim como o PIX, o WhatsApp é uma grande mão na roda na vida das pessoas e, desta forma, a união de ambas as ferramentas representa dupla facilidade para seus usuários.

É o que está acontecendo atualmente. Por uma iniciativa pioneira do WhatsApp, o aplicativo se tornou parceiro do Banco Central e, com isso, passou a oferecer o sistema PIX.

Vale destacar que, para acomodar a nova funcionalidade, o WhatsApp revisou sua política de privacidade, havendo a possibilidade de compartilhar dados com plataformas irmãs, como Facebook e Instagram.

Para tanto, é necessário primeiramente fazer um cadastro da chave PIX pelo WhatsApp, tal como se faz em uma instituição financeira. Veja o passo a passo:

Para o cadastro

  • Salve o número do robô da Conta Zap: (11) 4502-4494;
  • Inicie a conversa e, após algumas informações, a conta será criada.

Para criar a chave

Assim como na criação da conta, o robô da Conta Zap irá orientar o usuário para a criação da chave PIX.

Para movimentação

  • Ter saldo na conta digital da Conta Zap ou
  • Depositar dinheiro utilizando o próprio PIX.

Para fazer o PIX

Tendo saldo na conta, o usuário poderá fazer transferências e pagamentos através do chat.

Sera que da para usar o sistema PIX em compras feitas FORA DO BRASIL
PIX pode ser feito via Whatsapp – Foto: Reprodução

Limitações

Ainda que as movimentações também não tenham taxas em caso de usuários individuais, para a utilização do PIX via WhatsApp, o Banco Central ainda estabelece algumas limitações.

Uma delas diz respeito ao limite para as transações: o teto para transações individuais é de R$ 1 mil, havendo ainda o limite mensal de R$ 5 mil.

Além disso, só é permitido transações na moeda nacional e dentro do Brasil.

image 222
Banco Central faz parceria pioneira com WhatsApp – Foto: Jonas Pereira/Agência Senado via Wikimedia Commons

você pode gostar também