Quem tem DÍVIDAS com o FIES precisa LER ESTA MATÉRIA! Temos novidades
Milhares de estudantes têm dívidas com o Fies e precisam saber o que está acontecendo agora. É o caminho para conseguir se livrar de todas elas!
O Fies – Fundo de Financiamento Estudantil – é a solução encontrada por centenas de estudantes para ter acesso ao ensino superior.
Nos últimos anos, o número de inadimplentes com o Fies subiu consideravelmente, e o governo precisou tomar medidas para contornar a situação.
Se você tem dívidas com o Fies ou conhece alguém, não deixe de ler esta matéria!
Dívidas com o Fies: saiba das novidades
Você sabia que a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que permite renegociar as dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil – Fies?
A medida provisória foi encaminhada para o Senado Federal e para não perder a validade, é necessário que seja votada até a próxima segunda-feira, mas ao que tudo indica, será aprovada.
Este projeto permite a renegociação das dívidas atrasadas até o dia 30 de junho de 2023. Passando pelo Senado e sancionado pelo Presidente da República, confira as principais mudanças:
Em 30 de junho de 2023, parcelas atrasadas há mais de 90 dias
- Desconto dos juros e no caso de pagamento à vista, redução de até 12%;
- Isenção dos juros e multas e parcelamento da dívida em até 150 vezes.
Em 30 de junho de 2023, parcelas atrasadas há mais de 360 dias de estudantes com inscrição no Cadastro Único ou beneficiário do auxílio emergencial em 2021
- 99% de desconto da dívida.
Em 30 de junho de 2023, parcelas atrasadas há mais de 360 dias de estudantes que não possuem nenhum programa do Governo
- 77% de desconto da dívida.
Além disso, o projeto determina a criação de um teto, como se fosse um tipo de fiador para os inadimplentes, que seria composto pelas instituições de ensino e recursos do próprio Governo.
Vale destacar que, com o dinheiro repassado pelo Fies, o Governo visa acabar com mais de 3 mil obras, particularmente de escolas e creches.
Em agosto, o ministro da Educação, Camilo Santana, revelou que solicitou à Receita Federal e ao INSS um rastreamento dos dados dos inadimplentes do Fies, com o objetivo de cruzar as informações do perfil dos devedores e do tipo da dívida.
A ideia é identificar se os estudantes estão trabalhando ou registrados em CLT.
Como conseguir o Fies?
Antes de tudo, lembrando que o Fundo de Financiamento Estudantil – Fies – é um programa oferecido pelo Governo Federal que permite o acesso ao ensino superior e pagar só depois que acabar o curso.
Entretanto, alguns requisitos devem ser atendidos, como a renda familiar do estudante de até 3 salários mínimos.
Para poder requerer o financiamento, é necessário ter feito o Enem a partir de 2010, apresentando uma nota igual ou maior a 400 pontos na redação, e uma média igual ou maior a 450 pontos.
No que diz respeito à inscrição, o estudante precisa ter uma conta Gov.br e em seguida, acessar o Portal Fies.
Basta preencher as informações solicitadas e no próprio site é possível saber se você foi selecionado.
Estando tudo certo, o estudante precisa comparecer na faculdade escolhida, mais especificamente o setor de Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, e em seguida, ir até a instituição bancária para assinatura do contrato.