RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA já pode ser consultada: saiba dos detalhes

Já está aberta a consulta para a restituição do Imposto de Renda. É importante saber se você faz parte da lista!

A Receita Federal já liberou a consulta ao quarto lote da restituição de Imposto de Renda. É importante verificar para ver se seu nome está incluído na lista.

É muito simples e fácil, e em questão de minutos, você ficará sabendo se terá direito a receber e o valor.

Mas, se é a sua primeira vez, continue a leitura e aprenda agora como fazer!

IMG 3389
Reprodução: Instagram

Consulta liberada da restituição do Imposto de Renda

Nesta quinta-feira (24), a Receita Federal liberou a consulta ao 4º lote da restituição do Imposto de Renda, e aproximadamente 6 milhões de contribuintes têm direito a receber, e quem sabe você não é um deles?

Conforme o órgão, a maioria dos contribuintes que compõem esse lote são aqueles que enviaram a declaração até o dia 29/05, além de valores remanescentes de exercícios passados, no valor total de R$ 7,5 bilhões.

Para saber se você é um dos contemplados, basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site da Receita Federal;
  • Clique em “Meu Imposto de Renda”;
  • Depois, em “Consultar a Restituição”.

Nesta mesma página, é possível consultar a situação da declaração, por exemplo, se há alguma pendência. E se houver alguma inconsistência, a dica é tentar resolver o quanto antes.

A data do pagamento é no próximo dia 31 de agosto, e o valor será creditado na conta bancária informada na hora da declaração.

Quanto ao valor a receber, a Receita informou que as restituições serão corrigidas com base na taxa básica de juros, a SELIC, ou seja, terão um acréscimo de 3,14%.

No entanto, se o valor não cair na conta, é possível realizar o agendamento através do Portal BB, ou entrando em contato com a Central de Relacionamento BB, cujos telefones disponibilizados são: 4004-0001, para capitais, 0800-729-0001 para as outras localidades. E o telefone 0800-729-0088 para deficientes auditivos.

Vale ressaltar que se o contribuinte não resgatar a respectiva restituição do período de 1 ano, poderá fazer a solicitação no site da Receita, por meio do Portal e-CAC., e seguir todas as orientações.

É importante destacar que, o valor será distribuído seguindo alguns critérios de prioridade, como idosos com mais de 80 anos, contribuintes compreendidos entre 60 e 79 anos, quem apresenta alguma doença grave ou deficiência, e finalizando por contribuintes sem prioridade legal.

Nesse último caso, mesmo não possuindo prioridade legal, foram aqueles contribuintes que optaram por receber a restituição via PIX ou usaram a declaração do imposto previamente preenchida.

Saiba agora o que é restituição do Imposto de Renda

Ainda existe uma certa dúvida sobre o que é restituição de Imposto de Renda. Então saiba que quem teve seu imposto retido na fonte tem direito.

Para quem recebe um salário acima de R$ 1903,6, há o desconto automático da contribuição, representando no mínimo 7,5% do líquido do salário.

Portanto, se a Receita verificar que esse desconto, isto é, a cobrança do imposto, foi maior do que o estabelecido, a pessoa será restituída e receber seu dinheiro de volta.

Os especialistas aconselham a entregar o quanto antes a declaração do IR, e assim, receber mais rapidamente a restituição.

Por outro lado, os contribuintes incluídos nos últimos lotes, terão suas restituições corrigidas.

você pode gostar também