TODA A VERDADE sobre o 14º SALÁRIO do INSS
Confira o atual panorama da situação envolvendo o benefício; veja detalhes
A grande maioria dos aposentados já recebeu o 13º salário neste ano e terá que economizar bastante para as suas respectivas compras de fim de ano, além da ceia de natal.
Os beneficiários do INSS estão sedentos por uma melhor renda neste fim de ano, e qualquer motivo para uma renda extra é mais do que bem-vindo.
Pensando nisso, o maior anseio dos aposentados atualmente atende pelo nome de 14º salário. No entanto, isso é possível? O que seria necessário para que ele ocorresse?
Existe um projeto, ainda embrionário, que garantiria o pagamento de mais uma bonificação do INSS para essa parcela gigante da população, mas até o momento ele não andou.
Desta forma, é esperado que em um futuro próximo e com uma boa articulação por parte do governo Lula, tal público possa ser agraciado com mais um salário do INSS em sua conta.
O projeto é o de Lei 4.367/20, que chegou a contar com algumas etapas em sua tramitação pelo Legislativo, mas acabou não decolando.
Ele chegou inclusive a estar na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC), mas acabou não sendo levado para frente. Aquele que foi designado para este projeto foi o parlamentar Ricardo Silva (PSD-SP), mas sem sucesso na empreitada de aproveitar tal benefício.
Se fosse aprovado, seria pago um 14º salário para os aposentados pelo período de dois anos, sempre no mês de março, no entanto os rombos nas contas públicas impediram uma maior flexibilidade financeira para todos os aposentados.
Tal proposta coincide no pagamento de até 2 salários mínimos, o equivalente a R$ 2.640,00. Porém, aqueles que receberem acima deste teto não poderão ultrapassá-lo, recebendo apenas o valor limite.
Em seu início, antes de cair em pleno esquecimento, o projeto contou com um maciço apoio popular, contando com milhares de interessados em se aproveitar deste tema que favorece tanto os beneficiários.
INSS deseja dar mais atenção e valorizar mais os aposentados
O projeto faz parte da ideia de valorização dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Através de Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, o órgão tem tomado diversas atitudes para tentar beneficiar os seus segurados.
“Temos que ter um enfoque cada vez mais social sobre a Previdência, que não é meramente uma despesa contábil do Estado. São cerca de 38 milhões de vidas beneficiadas em um momento de mais fragilidade, pois precisam de mais auxílio. […] O melhor investimento que uma nação pode fazer é naqueles que ajudaram a construí-la”, declaro o Ministro responsável pelo INSS.
Com isso é esperado que sejam realizadas cada vez mais ações para promover a melhora qualidade de vida deste público tão importante e imponente para o nosso país.
“A Previdência é um desafio para levar justiça social. O Brasil tem, hoje, o maior programa social do mundo. Mais de 114 milhões de cidadãos, a partir de famílias com média de três membros, dependem da renda dos beneficiários da Previdência para sobreviver”, prosseguiu Lupi.
E você, gostaria de receber o 14º salário em sua conta? Com certeza é uma vantagem enorme para os aposentados de nosso país.